WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/08/2018 - Projeto “Consultório na Rua” atrai visita de equipe de Passos em Uberaba

A equipe de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu em Uberaba, nesta terça e quarta-feira, a coordenadora de Atenção Primária em Saúde de Passos/MG, Franciele Vilela Sousa. O foco da visita institucional foi conhecer detalhes sobre o projeto “Consultório na Rua”, cujo atendimento, pioneirismo e experiências bem sucedidas em Uberaba estão atraindo atenção de outros municípios.

Segundo Franciele Vilela, o objetivo foi obter conhecimentos e observar a experiência uberabense para que projeto semelhante seja implantado em Passos. “Em contato com nossa regional, solicitando um município de referência, Uberaba foi indicada e diante disso estabelecemos contato. Tivemos oportunidade de acompanhar o trabalho durante dois dias, participando de visitas e observando as abordagens”, explica.

A coordenadora da Atenção Primária de Passos destacou que um dos pontos de sensibilidade é a maneira do acolhimento, estabelecendo um laço afetivo com o público envolvido. “O trabalho do Consultório de Rua só consegue ser efetivo quando tem este vínculo de atendimento, pois é uma população de grande vulnerabilidade social que só terá mudança de vida se acreditar no que o profissional está propondo. Isso faz toda a diferença”, avalia Franciele.

Segundo Rogério Balduíno, chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS, a equipe do Consultório na Rua trabalha com quatro categorias profissionais, sendo enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e agente social. “O serviço é voltado à população que vive nas ruas, prestando também um atendimento intersetorial, ou seja, dando entrada dessa população aos nossos níveis de Atenção. O trabalho tem resultados muito positivos e ficamos felizes com o reconhecimento, sendo referência a outros municípios”.

Atendimento – O trabalho do Consultório na Rua acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, em pontos de abordagem que são focos do atendimento. Para estabelecer estes locais foram feitos estudos de mapeamento que apontaram lugares com mais grupos de pessoas em uso de drogas e substâncias psicoativas, em situação de rua. O atendimento atual passa pelo Gameleira, São Cristóvão, Rodoviária, Abadia e Djalma Castro Alves.

O programa está em funcionamento desde 2012 e, segundo equipe do Consultório na Rua, são atendidas cerca de 110 pessoas cadastradas, em média 12 a 15 pacientes por dia. A maioria é de Uberaba e também há pessoas de fora. Com o atendimento intersetorial, o trabalho é fortalecido para oferecer o máximo de dignidade e melhoria de qualidade de vida ao atendimento das pessoas que se encontram em situação de rua.

“Hoje para entrar na rede de saúde é preciso ter documentos e o cartão do SUS, por exemplo, e geralmente esse público não tem. Portanto o Consultório na Rua também faz essa interlocução, para que nossa rede e nossa estrutura consiga receber melhor esta população. Graças a esta articulação, eles conseguem ter mais acesso à saúde”, explica Rogério Balduíno.

Outro ponto importante é fazer com que as pessoas deixem a condição de rua por meio da evolução do trabalho. “Tanto no sentido de deixarem o uso de drogas, como garantindo o acesso à saúde para que ele seja reinserido na sociedade, volte à família. O trabalho mostra resultados neste sentido, possibilitando oferecer mais qualidade de vida a este público”, conclui o chefe do Departamento de Atenção Básica.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar