WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

21/08/2018 - Primeiro dia de BRT Sudeste/Gameleiras tem aceitação positiva

O primeiro dia útil de funcionamento do novo eixo Sudeste/Gameleiras e funcionamento efetivo do terminal “Expedito Alves dos Santos”, inaugurado na última sexta-feira (17), foi dentro do esperado pela Secretaria Municipal de Defesa Social,Trânsito e Transporte (SEDEST).


Segundo o secretário da pasta, Wellington Cardoso, “tudo esteve dentro do esperado e todas as situações contrárias estão sendo analisadas para possíveis correções ou mesmo alterações”, diz.


O superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes explicou que o pico do dia foi na primeira hora, mas todos os entraves foram solucionados. “Sempre quando há mudanças existirão situações desconfortáveis, porém, nenhum dos casos fugiu do esperado. Estamos com uma equipe orientando os usuários sobre as linhas e os informativos continuam sendo distribuídos, além dos painéis com os itinerários, horários de embarque e desembarque’, ressalta.


O superintendente garante que todas as mudanças e ajustes necessários estão sendo feitos para atender aos usuários da melhor forma possível. “De uma forma geral o balanço deste primeiro dia útil de funcionamento foi dentro do esperado. Tudo que está relacionado ao BRT está passando por testes. Horários, itinerários, adaptação dos motoristas, dentre outros. Agora será gradativamente, mas em breve tudo estará com todos os ajustes feitos”, completa.


O gerente geral da empresa Líder e presidente da Transube, André Campos orienta que os usuários se atentem quanto ao cartão para a integração. “A integração entre linhas fora do terminal só acontecerá mediante o pagamento da passagem com o cartão integração. Fora isso, apenas nos terminais será possível fazer a troca de ônibus sem o custo extra”, reforça.


Tanto a Prefeitura quanto as empresas de ônibus que operam dentro do Sistema BRT Vetor colocaram pontos de informações dentro e fora dos terminais.


“Estamos revendo alternativas cabíveis para atender todas as necessidades. Pedimos que os usuários se programem com antecedência e nesse primeiro momento para se acostumarem. Dependendo da situação o usuário terá até três opções sendo via Guilherme ferreira, Hospital Escola e Linhas Interbairros, além das demais opções de ônibus convencionais. A Transube a Superintendência de Transporte Público estão com fiscais à disposição orientando sobre qualquer situação enfrentada”, pontua.


Vale destacar que alguns pontos merecem atenção redobrada de motoristas e pedestres por serem trechos novos dentro do sistema, como explica o superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas.


“As faixas dos ônibus são compartilhadas na Avenida Abílio Borges de Araújo. Nos outros trechos a faixa e preferencial para os ônibus. Nesse momento de ajustes estão sendo feitas avaliações também se esse compartilhamento não trará prejuízos a circulação dos ônibus”, completa.
Estrutura


O novo corredor atenderá diretamente moradores dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, Isabel do Nascimento, Rio de Janeiro, dentre outros, com uma expectativa de atender mais de 40 mil usuários do transporte público por dia.

Jorn. Sabrina Alves
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar