WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/08/2018 - Dia D da Campanha de Multivacinação 2018 será neste sábado

Todas as crianças de um ano a menores de 5 anos devem receber o reforço contra Poliomielite e Sarampo 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, estará mobilizada neste sábado (18) para o Dia D da Campanha de Multivacinação 2018, e alerta os pais para a importância das vacinas. Seguindo o calendário nacional, a ação visa atualizar os cartões de vacinação das crianças na faixa etária de 01 ano a menor de 05 anos, ou seja, até 04 anos, 11 meses e 29 dias, além de reforçar a imunização contra a Poliomielite e Sarampo.

O Dia D acontecerá em todas as Salas de Vacina do município das 8h às 16h, e as crianças serão imunizadas mediante apresentação obrigatória do cartão de vacina. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a procura pelas vacinas ainda estão baixas. 2.570 crianças foram imunizadas contra a Poliomielite, e contra o Sarampo foram 2.539 crianças. Em Uberaba a meta é vacinar 14.877 crianças, seguindo as diretrizes da campanha nacional. Por isso o alerta da Prefeitura é que os pais aproveitem o Dia D neste sábado para imunizar as crianças que se encaixam na faixa etária da campanha.

Rio de Janeiro. No Dia D o Residencial Rio de Janeiro receberá a unidade itinerante ao lado do Circo do Povo, e a ação será no mesmo horário das salas de vacina. A iniciativa da Secretaria de Saúde tem a parceria da Fundação Cultural de Uberaba.

Além da Multivacinação, os moradores do bairro também poderão aproveitar para levar seus animais e garantir a dose da vacina Antirrábica. Lara Rocha Batista do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses esclarece que devem receber a dose, os gatos e cães com mais de três meses de vida. Já aqueles animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser vacinados no momento. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone (34) 3315-4173.

Poliomielite e Sarampo. Reforçando a importância da campanha nacional, o chefe do Departamento de Epidemiologia, Robert Boaventura, lembra que o Sarampo voltou a aparecer nas Américas em julho de 2017, e em 2013 Minas Gerais teve dois casos vindos dos EUA. “Os sintomas são febre acima de 38,5 ºC, erupção na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, podendo evoluir para infecções secundárias que podem resultar em encefalite, pneumonia e até levar a óbito. A transmissão se dá por via aérea, através da tosse e espirros de uma pessoa infectada”, explica o chefe do Departamento de Epidemiologia. Para as crianças a vacina é aos 12 meses e 15 meses, ou seja, em duas doses.

Já a Poliomielite teve o último caso no Brasil foi em 1989, e a transmissão é via fecal-oral. Os sintomas são febre, dor de garganta, náuseas, vômito, prisão de ventre, e se assemelha a infecções respiratórias. “Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central, preferencialmente infectando e destruindo neurônios motores, levando à fraqueza muscular e à paralisia flácida aguda. Pode desenvolver forma paralítica nos membros inferiores”, esclarece Boaventura. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar