WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

07/08/2018 - Corredor Sudeste/Gameleiras será inaugurado dia 17 de agosto

A operacionalização do sistema se iniciará às 5h do dia 18

Com uma expectativa de atender mais de 40 mil usuários do transporte público por dia, o novo BRT/Vetor eixo Sudeste (Gameleiras), conta com nove estações de embarque/desembarque e uma infraestrutura viária com extensão de 3,7km que passará pelas Avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges de Araújo e Bandeirantes. 

O novo eixo será entregue a comunidade no dia 17 de agosto (sexta-feira), em evento programado para as 17h. Já a operacionalização do sistema se iniciará às 5h do dia 18.

O novo corredor atenderá diretamente moradores dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, Isabel do Nascimento, Rio de Janeiro, dentre outros.

Na última semana, as estações passaram por testes de eficiência que comprovaram a funcionalidade da abertura e fechamento das portas, sistema de parada, entre outros. O terminal Sudeste terá uma estrutura semelhante aos terminais do eixo Leste/Oeste e foi instalado na Avenida Bandeirantes. O terminal terá bancos e sinalizações adequadas atendendo as necessidades para idosos e portadores de necessidades especiais, que inclui piso táctil e também bicicletário.

Alterações. Das 47 linhas que integram o sistema de transporte público em Uberaba, 23 passarão por alterações. A informação é da Superintendência de Transporte Público de Uberaba. O novo sistema contará com ônibus chamados de Troncal Secundário, que permitirá uma maior mobilidade para os usuários que terão a opção de seguir tanto pelo sistema BRT quanto pelas linhas convencionais.

Orientações. As mudanças sofridas e a nova operação do Sistema BRT/Vetor serão apresentadas aos usuários por meio de informativos que serão distribuídos no terminal, bem como será disponibilizado no site da prefeitura nos próximos dias, um arquivo do Manual do Usuário para download. Agentes de fiscalização de transporte estarão presentes informando sobre todas as alterações que fizerem parte do Corredor Sudeste/Gameleiras.

Vale lembrar que desde o dia 13 de julho, o início da operação do novo BRT/Vetor tem ocorrido por meio de etapas, sendo que primeiro foram às mudanças no trânsito, com a proibição das conversões à esquerda e divulgação dos retornos. Agora começa a etapa dois que é a divulgação das orientações para os usuários, culminando no dia 17 de julho com o evento de inauguração do eixo Sudeste.

Trânsito. As alterações realizadas no trânsito nos trechos que cortam o novo corredor estão mantidas. Segundo o superintendente de trânsito, da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Ulisses lamas, a orientação é para que os motoristas que passarem pela Avenida Nelson Freire (sentido centro – bairro), ao passar pelo cruzamento com a Avenida Abílio Borges de Araújo fiquem atentos ao novo sentido que passou a ser proibido.

Os motoristas não podem mais realizar conversão pela esquerda na Avenida Nelson Freire no cruzamento com a Avenida Abílio Borges de Araújo. Esse impedimento atende o cronograma de implantação BRT/Vetor do Corredor Gameleiras.

A alteração no trecho que compreende a Avenida Guilherme Ferreira também está mantida. Os motoristas que estiverem indo para o bairro Abadia não podem mais virar à esquerda.

Os que passarem pela Avenida Leopoldino de Oliveira no sentido Bairro Abadia, por meio da Guilherme Ferreira, devem acessar a Rua da Constituição, depois à esquerda pela Vigário Silva e depois, com o auxílio do semáforo instalado na Rua José de Alencar, deverão seguir normalmente. 

Novos Corredores. Além do Terminal e do Corredor BRT Gameleiras – Sudeste, a prefeitura confirmou a inauguração no dia 1º de setembro do novo Terminal e Corredor do BRT Sudoeste Beija-Flor, lembrando que o trabalho será divido em três etapas, nos moldes do que ocorreu com o Sudeste, tendo como objetivo diminuir o impacto que a mudança trás para a comunidade.

O trecho Sudoeste passará pelas ruas Tenente Coronel Bento Ferreira, Avenida da Saudade, Dona Maria de Santana Borges e João Dallácqua e terá uma infraestrutura viária com extensão de 5,8km e uma previsão de atendimento de mais de 45 mil usuários por dia.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar