WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/08/2018 - Semana do Aleitamento Materno tem conscientização do público em Uberaba

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Uberaba está movimentando ações por meio da Secretaria de Saúde. Foram diversas atividades de conscientização realizadas desde segunda-feira pela equipe do Banco de Leite de Uberaba junto ao público do Hospital de Clínicas e Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher – CAISM.


Nesta quarta-feira (1) o Banco de Leite participou junto a doadoras de leite materno e pacientes, da Hora do Mamaço realizada na portaria principal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com a equipe do HC. Doadoras e pacientes do hospital amamentaram e  participaram de dança lúdica com os bebês, além de receberem orientações sobre a amamentação. Já nesta quinta, na sala de espera do Caism, aconteceu divulgação e orientação aos pacientes presentes sobre o aleitamento materno e o Banco de Leite.


A próxima ação, que encerra o calendário, vai acontecer na próxima segunda-feira (6) com panfletagem que pretende conscientizar sobre o aleitamento materno em frente ao CAISM a partir das 8h30 para chamar a atenção do público e destacar a importância da doação e do trabalho.


Segundo a farmacêutica bioquímica Márcia Alves Pereira, que é responsável técnica pelo Banco de Leite de Uberaba, a divulgação do trabalho nesta semana tem sido importante para o Município. “Muita gente não sabe sobre o Banco de Leite de Uberaba e não conhece a sua relevância. A equipe está conscientizando as mães sobre a importância da doação e da amamentação, e levando informação para a população sobre  os benefícios do leite materno para a criança ao longo da vida”, explica. 


Como doar.  Toda nutriz saudável que esteja amamentando seu bebê e tenha excedente de leite materno pode se cadastrar e ser avaliada para se tornar doadora. O contato pode ser realizado por telefone (3332-0559). Caso seja necessário aprender a realizar a ordenha, é preciso ir pessoalmente ao CAISM em horário de atendimento. Após cadastro e orientações necessárias, o BLH fornece o material adequado para a coleta e armazenamento do leite ordenhado e faz a coleta semanalmente na casa da doadora.


O Banco de Leite de Uberaba funciona no CAISM de 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Presta atendimentos às mães com dificuldades ou dúvidas em relação à amamentação de seu bebê, além de cadastrar doadoras, realizar coleta/ seleção/ processamento/ análise do leite humano doado e dispensação do leite humano pasteurizado.


Números. Conforme dados do BLH Uberaba, no primeiro semestre de 2018 foram 77 doadoras e 132 bebês beneficiados, sendo que no mesmo período de 2017 foram 98 beneficiando 141 receptores de leite humano pasteurizado.


“A necessidade supera em muito a capacidade de fornecimento. A situação ideal seria que pudéssemos fornecer leite humano pasteurizado a todos os bebês internados que por qualquer impossibilidade não recebam o leite de sua própria mãe”, informa Cristina Gobbo, médica do BLH Uberaba, ressaltando a importância das doações.


A Rede BLH-FioCruz calcula que em média 1 litro de leite humano pasteurizado é capaz de alimentar 10 recém-nascidos por dia. A dispensação do leite humano pasteurizado (LHP) é realizada mediante prescrição ou solicitação de médico ou nutricionista e deve respeitar critérios de prioridade recomendados pelo Ministério da Saúde e Rede BLH-FioCruz, sendo fornecido para hospital habilitado à manipulação e oferta do LHP. Atualmente, em Uberaba, a dispensação é feita no HC-UFTM.
 
Jorn. Luiza Carvalho
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar