WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/07/2018 - Zoonoses apresentou dados das atividades do primeiro semestre de 2018

Mais de 235 mil visitas foram realizadas no primeiro semestre de 2018
 
Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, apresentou nesta sexta-feira (27), dados das atividades do Programa Municipal de Controle das Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela) para equipe e parceiros. O objetivo é apresentar as ações realizadas no primeiro semestre de 2018 e também as dificuldades enfrentadas em realizar o planejamento para o próximo ciclo de chuvas, que começa em setembro/outubro. Estiveram presentes na reunião o secretário de Saúde, Iraci Neto, a equipe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, representantes do Núcleo de Educação em Saúde, Bombeiros e Departamento de Posturas da Secretaria de Defessa Social, Trânsito e Transportes.
 
Segundo dados do Departamento, em 2018 foram realizadas 235.630 visitas de rotina nos imóveis de Uberaba; 1.347 visitas em Pontos Estratégicos (ferros velhos, grandes borracharias, clubes desativados, etc.); e coletados mais de 461 toneladas de pneus. Foram realizadas 245 ações de mobilização, entre palestras, panfletagens, teatros de fantoches, entre outros. No Mutirão de Limpeza, realizado entre 08 de fevereiro e 12 de maio, foram visitados 29 bairros e recolhidos quase 91 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam se tornar focos do Aedes aegypti, e 121 bairros foram visitados pelo UBV pesado (fumacê).
 
A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, explica que a análise destes dados permite a visualização do que deu certo e do que precisa ser planejado para o próximo semestre. “No início do ano, o índice de infestação do LIRAa do município foi de 8,7%, com os principais focos dentro das casas. Foi pensando nessa situação que tivemos ações como o Mutirão, entre outros, que resultou em abril, conseguirmos o índice de infestação de 3,7%. Na próxima semana, teremos o terceiro LIRAa do ano e a partir desse diagnóstico, vamos realinhar as ações necessárias para manter o nível de infestação, de notificações e de casos baixos”, destaca Lara.
 
O secretário de Saúde, Iraci Neto, apontou ainda a importância do trabalho conjunto, tanto dentro da Prefeitura como com parceiros, para que o planejamento seja realizado de forma efetiva, potencializando os resultados positivos. “Esses dados são muito importantes para organizar os próximos passos e com o apoio dos Bombeiros, as associações de bairros, as escolas, bem como as secretarias municipais, para planejar, desenvolver e divulgar as ações”, enfatiza Iraci.
 
LIRAa – O Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) começa nesta segunda-feira, dia 30 de julho, e vai até o dia 03 de agosto. Serão 142 agentes de combate a endemias (ACEs) envolvidos na vistoria de 6.041 imóveis de Uberaba. As visitas acontecem no período das 07h às 13h. Para a realização do LIRAa, o município é dividido em estratos, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis. 
 
Índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta, e considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para se prevenir das arboviroses.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar