WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/07/2018 - Terceiro LIRAa de 2018 começa segunda

Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti ajuda a direcionar trabalhos da Zoonoses

 
Terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 começa na segunda-feira (30) e vai até 3 de agosto. O trabalho da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, será executado por 142 agentes de combate a endemias (ACEs) na vistoria de 6041 imóveis das 7 às 13 horas.


O LIRAa é  uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A Secretaria Municipal de Saúde realizará o levantamento quatro vezes este ano. Os dois primeiros foram  em janeiro e abril e o último será em outubro. No levantamento de janeiro, o índice de infestação no município foi de 8,7%, enquanto em abril caiu para 3,7%. 


De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, é importante as pessoas receberem os agentes. “Precisamos da colaboração da população para termos diagnóstico da situação”. Até o ano passado, não havia LIRAa em agosto, por isto ela ressalta ser importante  conhecer o índice neste período do ano, em que as temperaturas estão mais baixas. 


Para a realização do LIRAa, o município é dividido em 14 faixas, cada uma contendo de 9 a 12 mil imóveis.  Os  5.478 quarteirões são selecionados por programa de computador, o qual indica quantos e quais os quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão são pesquisados um a cada cinco imóveis. Os agentes visitam as casas selecionadas e realizam a busca por larvas, as quais são encaminhadas ao laboratório para identificação. 


Locais com índices de infestação predial inferior a 1% não apresenta risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para reforçar a prevenção das arboviroses.
 
Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar