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Saúde

21/07/2018 - SAMU completa 11 anos de existência em Uberaba

Serviço realiza média de 3 mil atendimentos por mês
 
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Uberaba completa 11 anos de existência no município nesta sexta-feira (20), com uma média anual de 37.000 atendimento e média mensal de 3 mil. As principais causas sendo traumas, acidentes de causas externas, quedas  e atendimentos clínicos.


O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.  


O secretario de Saúde Iraci Neto destaca a importância do SAMU como ligação entre os pontos de atendimento, sejam as Unidades de Pronto Atendimento ou os hospitais do município. “É mais um ano que estamos com esse serviço de suma importância para a população, visto que atende diversas ocorrências, não só de trânsito, como situações dentro das casas também, buscando sempre otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência, então estamos muito felizes”, aponta Iraci. 


Atualmente, o SAMU conta com 07 ambulâncias que trabalham 24 horas por dia, sendo 01 Unidade de Suporte Avançado , com equipe formada por  médico/enfermeiro e socorrista, 03 Unidades de Suporte Básico, contando com profissional de Enfermagem e socorrista, 01 Motolância, com profissional de enfermagem e 02 ambulâncias de transporte oferecidas pelo município para dar apoio as unidades de suporte básico e realizar transporte de pacientes acamados em situações especiais.  São 92 colaboradores distribuídos entre Equipes assistenciais e administrativa.


Ana Paula Coelho Jardim, coordenadora geral do SAMU, conta que desde 2017, mediante esforços junto ao Governo Estadual e Federal foi possível fazer a renovação da frota com ambulâncias novas. “Essa renovação garante a melhoria na qualidade do atendimento à população, além do melhoramento na estrutura dos serviços prestados e para 2018 aguardamos a finalização do processo de informatização, chegada do helicóptero que amplia o atendimento e diminui o tempo resposta”, relata Ana Paula.


SAMU - O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

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