WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

12/07/2018 - Prefeitura inicia primeira etapa de implantação do novo BRT Vetor

As operações para implantação do novo BRT Vetor serão iniciadas pela Prefeitura de Uberaba nesta sexta-feira (13) priorizando, no primeiro momento, as adequações ao sistema viário do Vetor Gameleiras. Por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, a Superintendência de Trânsito dará início à proibição de conversão à esquerda, retornos e funcionamento do sistema semafórico nas ruas que receberão os novos corredores.

De acordo com o superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas, a ação para orientar os motoristas terá início na sexta-feira com panfletagem sobre as alterações, com o apoio dos agentes de trânsito e a equipe de Educação no Trânsito. “Vamos dar prioridade ao BRT Gameleira e, após a panfletagem na sexta, na segunda (16) faremos a primeira intervenção no trânsito, que será a proibição da conversão à esquerda na Av. Guilherme Ferreira sentido centro/bairro para acessar a Rua José de Alencar. O semáforo passará a ter dois tempos neste trecho e teremos a presença da Guarda Municipal e agentes de trânsito para dar orientações aos motoristas”.

Já nos dias 19, 20 e 21, agentes e equipe de Educação no Trânsito estarão na Av. Nelson Freire, cruzamento com Abílio Borges de Araújo, para ação de orientação semelhante. No dia 23 serão implantadas as mudanças neste cruzamento, portanto a Sedest reforça que os motoristas devem estar atentos às mudanças e à ação nos locais.

Após o primeiro momento, relativo ao trânsito, a Prefeitura passará na sequência para a fase de informações aos usuários sobre o Vetor Gameleira. Nesta etapa haverá ampla divulgação sobre as linhas e suas alterações, bem como os esclarecimentos necessários sobre o uso dos terminais, estações, integração e horários de cada linha. Em seguida acontecerá a inserção dos ônibus no sistema e os ajustes finais.

https://goo.gl/uKYw73 Pontos nos bairros não terão alterações - O superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, antecipa à população que não haverá alteração dos pontos existentes nos bairros. Somente nas avenidas com as novas estações do BRT, o usuário passará a embarcar pelas estações. “Os usuários dos bairros não precisam se preocupar, pois vão continuar pegando ônibus nos pontos normais. A diferença é que vão até o Terminal Gameleiras, onde vão fazer integração com todas as linhas que teremos no local. Elas se tornarão linhas mais rápidas dentro do Terminal Gameleiras, onde o usuário terá todas as opções e uma conectividade maior”, esclarece Claudinei Nunes.

Sobre a implantação do Corredor Gameleiras, que acontecerá na sequência da fase 1 de adequações do sistema viário,  o superintendente esclarece que os ajustes e a adaptação dos usuários é um processo normal em qualquer cidade onde se implanta um sistema de Transporte Coletivo grande, como é o Sistema BRT. “Daremos uma ampla conexão aos usuários a partir dos terminais. No primeiro momento as pessoas vão sentir desconforto, mas todos vão ganhar em quantidade de opções por meio da integração. Isso é normal e é um período de adaptação tanto dos usuários quanto do próprio sistema, até as pessoas se habituarem e começarem a entender as linhas que ele poderá utilizar dentro do terminal para seu deslocamento. Os ajustes naturais serão feitos, pois o processo é como uma engrenagem das linhas alimentadoras com o vetor diretamente ao centro da cidade”.

Terminal Beija Flor – A Prefeitura esclarece que, após a implantação do Corredor Gameleiras, o processo para início do corredor e Terminal Beija Flor seguirão os mesmos procedimentos. Haverá a adaptação ao sistema viário, com ampla ação dos agentes de trânsito, seguido pela divulgação das informações e esclarecimentos aos usuários, e finalmente a inserção dos ônibus no sistema e o monitoramento para os ajustes necessários.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar