WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/06/2018 - Rede de Atenção Psicossocial fará capacitações visando reorganização da rede e protagonismo social

Palestras e oficinas com profissionais de referência serão oferecidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), visando a capacitação dos profissionais, usuários e familiares envolvidos nos atendimentos das unidades de atenção básica, CAPS e Serviços Residenciais Terapêuticos. A iniciativa tem o objetivo de reorganizar a rede, fortalecendo o atendimento psicossocial do município e o protagonismo de usuários e familiares da RAPS. Serão mais de 100 beneficiados diretos.

A primeira capacitação acontece nesta sexta-feira (15), das 8h às 17h, no Sindicato dos Servidores Municipais de Uberaba. A palestrante é Anamaria Silva Neves, professora da UFU e doutora pela Universidade de Londres, que vai abordar o tema "Manejo de Grupo Terapêutico como Alternativa à Superação do Modelo de Atendimento preferencialmente Individual com foco na infância/ adolescência e família".

Para o desenvolvimento da capacitação foram selecionados usuários e familiares de todos os serviços de saúde mental do Município. A seleção aconteceu mediante avaliação técnica das equipes de referência de cuidado, aos quais estes são vinculados na Atenção Básica e CAPS em consonância com os objetivos do projeto.

De acordo com o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, a realização do projeto justifica-se pelo avanço que este representa a nível local, ao promover o empoderamento e estímulo ao protagonismo social de usuários e familiares. “Com esta iniciativa estaremos fortalecendo a RAPS local a partir do exercício da cidadania, favorecido pela criação de condições ao usuário de indicar as necessidades psicossociais a serem satisfeitas. Esse exercício contínuo contribui para a integralidade da atenção e promoção humana, possíveis a partir do envolvimento das pessoas no processo de cuidado, fazendo delas agentes de mudanças nas decisões sobre políticas, programas e serviços”.

Entre os objetivos das oficinas de capacitação, a Rede de Atenção Psicossocial espera inserir usuários da RAPS local nos Conselhos Municipais como Conselho de Saúde, da Pessoa com Deficiência, Conselho de Assistência Social, Anti Drogas e outros, como forma de apropriação sobre atribuições do Controle Social, exercício de direitos e Gestão Participativa. Além disso, o projeto visa estimular o protagonismo de usuários da Rede de Atenção Psicossocial/RAPS de Uberaba bem como de seus familiares, através da  participação dessas pessoas nos processos de gestão dos serviços de saúde em geral, principalmente os serviços da rede de saúde mental/atenção psicossocial.

“A capacitação promoverá a vinculação comunitária das pessoas em sofrimento/transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e seus familiares, garantindo o acesso à qualidade dos serviços, cuidado integral com assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar. Esse processo certamente permitirá a expressão de sentimentos, emoções e vivências singulares focando a reabilitação desses pacientes e seu empoderamento sobre as questões inerentes a suas condições de saúde e doença”, destaca Sérgio Henrique Marçal.

O trabalho iniciado nesta sexta-feira seguirá com a realização de novas oficinas até setembro. Como culminância do Projeto, a proposta é que seja criada uma Associação dos Usuários da RAPS local e seus familiares, composta formalmente com personalidade jurídica, e que ao final de um ano das ações seja realizado um encontro na forma de um Seminário Municipal para compartilhamento e fortalecimento das experiências produzidas.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar