WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/06/2018 - Prefeitura de Uberaba lança oficialmente Campanha de Controle do Colesterol

A Campanha de Controle do Colesterol foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde. Na Unidade Básica Norberto Oliveira Ferreira, no bairro Morada do Sol, esteve presente o prefeito Paulo Piau e primeira-dama Heloisa Piau, o secretário de Saúde Iraci Neto e o adjunto Luciano Paiva, o secretário de Administração Rodrigo Vieira e o presidente da Funel Luiz Alberto Medina.

A Campanha será realizada até 8 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol, em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde do município, incluindo a zona rural. Durante esse período, a população será estimulada a fazer o exame de sangue que detecta os níveis de colesterol no organismo e também irá receber orientações sobre prevenção, tratamento e controle da doença. Segundo a gerente de saúde, Mirylane Maciel, os pacientes devem procurar as UBs, das 7h às 10h da manhã para a realização do exame. A idade mínima exigida para fazer a coleta do sangue é de 10 anos e não é necessário estar em jejum.

O prefeito Paulo Piau parabenizou a equipe da SMS pela iniciativa e reafirmou a importância de se investir na prevenção. “Empregar recursos em campanhas como esta, que trabalha a prevenção é o mesmo que reduzir custos com hospital, logo, a secretaria de saúde segue no caminho certo pra se evitar mortes prematuras e gastos excessivos com o tratamento de doenças, melhorando a vida da comunidade, afirmou.

O secretário Iraci Neto ressaltou o trabalho do município no que se refere a Atenção Básica e promoção da saúde e detalhou como irá funcionar os atendimentos ao longo da campanha. “O paciente irá coletar o sangue para o exame na UBS e partir do resultado desse exame, o paciente será encaminhado aos nossos profissionais da rede para que ele receba o melhor tratamento, em caso de alteração, e todas as orientações sobre uma alimentação saudável e até mesmo o direcionamento para a prática de atividades físicas gratuitas, em parceria com a Fundação Municipal de esporte e Lazer”, esclareceu.

O presidente da Funel colocou toda a equipe à disposição da SMS para incentivar os pacientes a sair do sedentarismo e orientar os mesmos sobre as atividades gratuitas disponíveis ofertadas pela prefeitura. “Nós temos hoje, por toda a cidade, grupos de praticantes de ginástica e alongamentos nas praças, caminhadas, além dos esportes voltados para todas as idades é preciso conscientizar a população pra que ela cuide da saúde e não precise tratar a doença tão cedo”, ressaltou Medina.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar