WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/06/2018 - Campanha de Controle do Colesterol será lançada nesta quinta-feira em Uberaba

Consultas, exames e ações de prevenção serão realizados em todas as UBS

A Secretaria de Saúde lança oficialmente nesta quinta-feira (07) a Campanha de Controle do Colesterol. Evento será realizado na Unidade Básica de Saúde Norberto Oliveira Ferreira, no Bairro Morada do Sol, as 8h.

Uma série de ações serão desenvolvidas no município ao longo da Campanha que segue até 8 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol. Segundo Elaine Teles, diretora de Atenção à Saúde da SMS, a população irá contar com exames, consultas e acompanhamento, em todas as UBS. “Nesse primeiro momento, as atividades serão realizadas na unidade do Bairro Morada do Sol, para atender aquela comunidade e a partir do dia 18 de junho, as ações serão estendidas para as demais unidades de saúde da cidade”, explicou.

A Campanha visa conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, sobre a importância do controle da doença e como é feito o tratamento. Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2017, apontou que 67% das pessoas não sabem informar quais são as suas taxas de colesterol atuais. O estudo revelou ainda, que 65% só realizam os exames após os 45 anos de idade.

“A campanha vem também para facilitar o acesso ao exame. O paciente não terá que passar por uma consulta médica, o enfermeiro da unidade poderá fazer a solicitação e após a realização do exame, com o resultado em mãos, o paciente será encaminhado ao médico”, ressaltou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 61% dos brasileiros tem colesterol elevado e cerca de 300 mil pessoas morrem no país, todos os anos, em decorrência de infartos e derrames. Daí a necessidade de investir na prevenção. Os médicos recomendam ter uma dieta saudável, o abandono do cigarro, a manutenção do peso, a periodicidade dos exames clínicos e a prática de atividades físicas regulares.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar