WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/05/2018 - Mais de 55 mil pessoas imunizadas contra a Influenza em Uberaba

Unidades continuam com atendimento das 8h às 16h até o final da campanha. Busca ativa está acontecendo nas escolas para imunização das crianças
 
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já aplicou 55.147 doses na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até esta sexta-feira (25), segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O objetivo é imunizar 90% dos grupos prioritários até o fim da campanha, prevista para a próxima semana, mas até o fechamento dos dados, a cobertura vacinal do município é de 61,52%.
 
Esta semana, o Departamento de Vigilância Epidemiológica iniciou a busca ativa nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) para vacinar crianças entre 6 meses e menores de 05 anos de idade, grupo mais baixo da campanha, com 39,67%. Todos os outros grupos prioritários já atingiram mais de 50%.
 
Robert Boaventura, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, ressalta que o motivo da estratégia é imunizar esse grupo, que continua com a menor porcentagem de cobertura vacinal. “A equipe de saúde na escola visita os CEMEIs e é enviado um recado para os pais, com um termo de autorização, que deve ser assinado e retornado com o cartão de vacinas da criança para que seja realizada a imunização. Somente os alunos com autorização assinada são vacinados”, esclarece Boaventura. Ele reforça o pedido para que as pessoas procurem a unidade com sala de vacina mais próxima de casa, com o cartão de vacina para receber a dose.
 
Na próxima semana, no dia 28, a busca ativa para imunização será no CEMEI Prof. João Wilson de Freitas, do Residencial 2000, às 09h e às 14h, enquanto no dia 29, serão imunizadas as crianças do CEMEI Maria de Lourdes Vasques Martins Marino, no Parque São José, no horário da manhã e da tarde. No dia 30, tanto o CEMEI Ângela Beatriz Bonádio Alves, no bairro Chica Ferreira, quanto o CEMEI Francisca Valias Venceslau “Dona Chiquinha”, no bairro Beija Flor II, receberão as equipes de vacinação às 09h e às 14h.
 
A vacinação é exclusiva para os grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério da Saúde para imunizar grupos que apresentam maior risco de terem um quadro de gripe agravado. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
 
Profissionais da saúde devem apresentar a carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar