Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

20/05/2018 - Uberaba já imunizou quase 50 mil pessoas contra a Influenza

Vacinação itinerante foi finalizada, assim como o atendimento estendido também foi finalizado
 
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já aplicou 49.338 doses na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até esta sexta-feira (18), segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Foi encerrado o atendimento dos postos de vacinação com atendimento estendido até as 21h e vacinação itinerante, a partir desta segunda-feira (21). O município atingiu nesse período 55,60% do público alvo da campanha.
 
Nos bairros que tiveram vacinação itinerante, foram 500 doses aplicadas. Robert Boaventura, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que o objetivo era atingir bairros mais distantes, sem unidade de saúde com sala de vacina disponível. “Tivemos um retorno positivo, uma procura boa e conseguimos contemplar os bairros que precisavam ainda esta semana, então essa parte do trabalho já está concluída”, relata Boaventura. Na próxima semana não haverá postos de vacinação itinerante.

A vacinação é exclusiva para os grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério da Saúde para imunizar grupos que apresentam maior risco de terem um quadro de gripe agravado. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Profissionais da saúde devem apresentar a carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
 
A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, mas o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, destaca que o grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade continua com menor porcentagem de cobertura vacinal. “É o grupo que temos mais dificuldade, com apenas 34,23% do público alvo imunizado, sendo do grupo de gestantes, 43,95% da cobertura vacinal. É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinarem o mais rápido possível”, enfatiza Robert.
 
A partir desta segunda-feira a vacinação contra a Influenza, inclusive atualização do cartão de vacina, continuam disponíveis apenas no horário normal de atendimento de cada unidade. As salas de vacinação terão atendimento das 8h às 16h.
 
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub