WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/05/2018 - Uberaba já imunizou quase 40 mil pessoas contra a Influenza

Vacinação itinerante continua, com imunização voltada exclusivamente aos grupos prioritários e para a vacina contra gripe
 
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já aplicou 39.924 doses na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até as 16h desta segunda-feira (14), segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Município já atingiu 45,42% do público alvo da campanha, que é de 67.598 pessoas, graças a conjunto de trabalhos com pontos de vacinação com atendimento estendido até as 21h e vacinação itinerante.
 
Mais de 150 doses foram aplicadas nos bairros Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento nos postos itinerantes e 934 doses foram aplicadas durante o Dia D no sábado, dia 12 de maio. Não estão contabilizados os dados dos bairros Marajó I,III e Ilha de Marajó, que tiveram vacinação itinerante. Equipes buscam atingir bairros mais distantes, ou sem unidade de saúde com sala de vacina disponível.

Nesta terça-feira (15), o posto itinerante irá atender os bairros Copacabana e Girassol na Rua Oito, na altura do número 313, próximo a Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, das 08h30 às 11h e das 14h às 17h. Na quarta-feira (16), será a vez do Jardim Belo Horizonte, na Rua Nazira Moisés, em frente ao número 94, das 08h30 às 11h, enquanto no horário da tarde, das 14h às 17h, o posto itinerante estará na Praça Nade Gaed, na Rua José Gabriel Sobrinho. No dia 17, o posto estará na Rua Renato Manfredini Júnior, no Jardim Itália, em frente à Escola Municipal Luciene Aparecida do Carmo, das 08h30 às 11h. À tarde, em frente ao CEMEI Professora Maria Emerenciana Cardoso, na Rua João Rodrigues Andrade, na altura do número 160.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, destaca que o trabalho da campanha de vacinação tem avançado tranquilamente, com exceção do grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. “É o grupo que temos mais dificuldade, com apenas 26,17% do público alvo imunizado, cerca de 10 pontos atrás do grupo de gestantes, que tem 36,92% da cobertura vacinal. É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinarem o mais rápido possível”, enfatiza Robert.
 
A vacinação é exclusiva para os grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério da Saúde para imunizar grupos que apresentam maior risco de terem um quadro de gripe agravado. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
 
Importante destacar que para os profissionais da saúde, a vacinação é feita somente apresentação da carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
 
Além dos postos itinerantes, a SMS conta com três unidades com atendimento até 21h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação contra a gripe para atender quem trabalha com a opção de se vacinar em horários alternativos. São elas: o Centro de Saúde Eurico Vilela, da rua 13 de Maio (ao lado do Corpo de Bombeiros), a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica na Rua Dr. Edelweiss Teixeira, 60, no Bairro Mercês, e a Unidade Matricial de Saúde do bairro Abadia, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223. Os outros serviços, inclusive atualização do cartão de vacina, continuam disponíveis apenas no horário normal de atendimento de cada unidade. As salas de vacinação das outras unidades terão atendimento das 8h às 16h.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar