WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/05/2018 - Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2018 em Uberaba acontece neste sábado

Vacinação é voltada aos grupos prioritários. Dia D será em quatro unidades, das 08h às 16h
 
Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba promove o Dia D 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste sábado, dia 12 de maio. Quatro unidades de saúde irão realizar a vacinação exclusivamente de gripe das 08h às 16h. São elas: o Centro de Saúde Eurico Vilela, da Rua 13 de Maio (ao lado do Corpo de Bombeiros), a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica no Bairro Mercês, a Unidade de Saúde do bairro Abadia, na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha 2.223, e a UMS Aloísio Prata, na Av. Professora Maria da Paz, esquina com R. Guilherme Capucci, no bairro Elza Amuí.
 
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, explica que a escolha por essas unidades é que três delas já estão realizando um trabalho estendido nas últimas três semanas. “O Eurico Vilela, a UBS Dr. Roberto Árabe Abdanur e a UMS Abadia já tem realizado o atendimento estendido até as 21h desde o começo, então temos conseguido atender quem trabalha e não consegue ir durante o dia imunizar com mais tranquilidade. Após o Dia D, o atendimento estendido continuará nessas três unidades, apenas para a vacinação da gripe. Quem precisar atualizar o cartão de vacina precisa procurar as unidades de saúde no horário normal, das 08h às 16h durante a semana”, destaca Boaventura.
 
Até as 16h desta quarta-feira (09), mais de 33 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Uberaba já atingiu 38,5% do público alvo da campanha, acima da média nacional de 27,67% e da média estadual de 32,08%. No entanto, o número de crianças imunizadas continua o menor dos grupos prioritários. “O grupo de crianças de na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade tem apenas 21,40% de imunizados, enquanto idosos tem 45,45% e trabalhadores da saúde 45,92%”, ressalta Boaventura. 
 
A vacinação é exclusiva para os grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério da Saúde para imunizar grupos que apresentam maior risco de terem um quadro de gripe agravado. Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
 
Importante destacar que para os profissionais da saúde, a vacinação é feita somente apresentação da carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
 
Vacinação itinerante - A partir desta quinta-feira (10), a Secretaria de Saúde começa a realizar a vacinação em postos itinerantes na cidade, para atingir bairros mais distantes, ou sem unidade de saúde com sala de vacina disponível. Nesta quinta, a vacinação acontece no bairro Rio de Janeiro, das 08h30 às 11h e das 14h às 17h na quadra de esportes do bairro. Na sexta (11), a vacinação será no bairro Isabel do Nascimento, em local ainda a ser definido, das 14h às 17h.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar