WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/05/2018 - Saúde promove encontro de socialização dos moradores das Residências Terapêuticas de Uberaba nesta quinta

Celebração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial conta com atividades de socialização para usuários da Atenção Psicossocial de Uberaba
 
Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, promove encontro de socialização dos moradores das quatro Residências Terapêuticas (RT) de Uberaba nesta quinta-feira (10), das 08h30 às 16h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Boneca. O dia contará tanto com atividades terapêuticas, quanto de recreação e socialização, com café da manhã, almoço e lanche da tarde ofertado aos moradores das RTs. Residências Terapêuticas são uma alternativa para egressos de longa permanência em hospitais psiquiátricos terem uma oportunidade de reinserção social e recuperação da própria autonomia, após anos de internação.
 
Segundo o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, a atividade faz parte da programação da luta de maio, com celebração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial no dia 18, aproveitando o enfoque do momento. “Um viés importante do movimento se trata da importância de sensibilizar as pessoas para o cuidado da saúde mental diante do aumento expressivo de doenças mentais graves inclusive entre jovens, que adquirem cursos crônicos devido à falta de tratamento e de cuidado do sofrimento mental. Por isso, é importante fortalecer e estruturar a Rede de Atenção Psicossocial, focando na ampliação do acesso e na integralização do cuidado, que é o que estamos fazendo em Uberaba”, explica Marçal.
 
Além do encontro, a programação da semana do 18 de Maio contará com um café da manhã e boate no dia 16, no Jockey Centro, como momento de descontração e socialização para os usuários dos quatro CAPS - Dr. Inácio Ferreira, Maria Boneca, Infantil (CRIA) e  AD III – e para a população em geral.
 
No dia 17, será promovida uma Tarde Artística, no UTC, com apresentação de peça teatral produzida pelos usuário do  CAPS Dr. Inácio Ferreira, às 14h, enquanto no dia 18 acontece a tradicional passeata de usuários, trabalhadores, familiares e militantes da Luta Antimanicomial, com concentração a partir das 08h e saída às 09h da porta do CAPS Maria Boneca até a Praça Rui Barbosa.
 
“Uberaba trabalha para vir a ser referência em saúde mental no Brasil. E para isso, precisamos fortalecer nossa rede e ampliar a forma de cuidar, o que já estamos trabalhando com o reordenamento da Atenção Psicossocial, através da redistribuição dos psicólogos nas UBSs, recomposição dos Núcleos de Atendimento Ambulatorial com a contratação imediata de três psiquiatras, que estão tomando posse nesta terça-feira, dia 08, e fortalecimento das ações de Matriciamento”, destaca o diretor da Atenção Psicossocial.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar