WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/12/2009 - Apresentado o balanço da Semana de Mutirão Sintomático Respiratório

Apresentado na última sexta-feira (04), o balanço da Semana de Mutirão Sintomático Respiratório, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de novembro, e teve o objetivo de identificar pessoas com sintomas da tuberculose e encaminhá-las às unidades de saúde para diagnosticar, e assim realizar o tratamento da doença. Essa atividade fez parte das ações em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Tuberculose, celebrada no dia 24.

De acordo com a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges D. Alexandre, 29 pessoas, que apresentaram algumas das características da doença, foram encaminhadas pelos agentes comunitários de saúde a realizarem o exame, para a confirmação do estado clínico. “Foi muito positiva a ação que realizamos, tanto na Praça Rui Barbosa quanto nos bairros durante toda a semana. Percebemos que as pessoas estão perdendo o medo em falar sobre a tuberculose”, destaca Patrícia. Os resultados dos exames saem até o final desta semana.

No dia 24 de novembro, o ponto alto da celebração, os profissionais da área da saúde promoveram uma ação na Praça Rui Barbosa. O evento teve como foco a divulgação das ações na cidade e orientações sobre os cuidados e as formas de transmissão da doença. Segundo os dados do Ministério da Saúde, no Brasil a doença é a 9ª causa de internações por doenças infecciosas. Por ano, são notificados 80 mil casos e desses, 5 mil evoluem para o óbito, o que resulta na 4ª causa de mortes por doenças infecciosas. Em Uberaba, no ano de 2008, foram confirmados 74 casos de tuberculose.

Neste ano já foram confirmados cerca de 80 casos. A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta e ocorre de pessoa para pessoa, onde o doente expele a bactéria ao falar, espirrar ou tossir, em pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Todos os portadores da doença têm acesso gratuito ao tratamento que pode levar seis meses, com exceção da tuberculose meninge, que é de 1 ano. Os sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de catarro, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, acompanhada ou não de febre. Na cidade, o tratamento é disponibilizado no Centro de Saúde Eurico Vilela e nas Unidades de Saúde. Mais informações no telefone 3316-1909.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar