WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/04/2018 - Vigilância Ambiental em Saúde

Profissionais recebem capacitação sobre tratamento da água de poços e cisternas  
 
 
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou capacitação de educação em saúde com profissionais da Atenção Básica nas comunidades rurais de Santa Rosa, Santa Fé e Serrinha. O trabalho com os profissionais das comunidades foi para orientar como proceder para tratar a água e evitar doenças. Ana Maria Zanelatto, chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, explica que a ação é um desdobramento do trabalho de monitoramento realizado nos poços e cisternas das comunidades.
 
“Fizemos o monitoramento por amostragem científica e constatamos que aproximadamente 80% destes poços, onde a população faz uso da água para consumo humano estão contaminados com coliformes totais e E. coli, o que pode provocar doenças”, ressalta Zanelatto.
 
A chefe da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde reforça que o ideal é sempre consumir água tratada, no entanto a população pode proceder de duas maneiras: a primeira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada 1 litro de água, misturar bem e esperar 30 minutos antes de consumir a água. A segunda maneira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e ferver por cinco minutos.
 
“Como as comunidades rurais dependem destes poços e cisternas, orientamos os agentes de saúde que estão ali, com uma convivência maior, de como proceder para garantir a saúde da população”, esclarece Ana Maria.
 
Minas d’água - Semestralmente, um trabalho de monitoramento é feito nas oito nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso em Uberaba e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água. O último estudo apontou que todas as minas d’água analisadas se encontram impróprias para consumo humano.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar