WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/04/2018 - Visa capacita servidores que atuam na fiscalização de óticas e comércio de óculos e armações irregulares

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) de Uberaba, em parceria com a Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG), capacitaram e atualizaram os servidores (fiscais) que atuam na fiscalização das óticas do município de Uberaba. A capacitação foi realizada no Centro de Educação em Saúde da SMS e é um desdobramento da ação de fiscalização realizada no final de 2017 em comércios da área central de Uberaba que vendiam óculos de sol e armações de forma irregular.

 
Marcos Ribeiro, chefe da Visa, relata que o Departamento tem mantido acompanhamento constante, mas que o comércio irregular de óculos e armações em Uberaba é muito grande. “Diante dos inúmeros estabelecimentos de produtos ópticos falsificados no mercado, é necessário a busca de parcerias com instituições de referencia no setor para subsidiar legalmente nossas ações no dia a dia”, explica Ribeiro.
 
O Presidente do CROO-MG, professor Fábio Rocha, ministrou a palestra e atualizou os profissionais em vários pontos técnicos, como os equipamentos utilizados e exigidos por lei, bem como as rotinas dos responsáveis técnicos de comércios varejistas e laboratórios ópticos.
 
“A capacitação dos profissionais deve ser de forma continua, buscando informações atualizadas de cada segmento, sendo de suma importância para a realização das inspeções padronizadas e de alto valor técnico para garantir a segurança da população”, afirma Ribeiro. Óculos de sol e armações sem procedência apresentam um risco para a saúde por serem feitos sem padrão ótico, podendo ocasionar doenças relacionadas à idade mais rapidamente, assim como catarata e degeneração precoce dos olhos.
 
Em caso de reclamações ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone (34) 3331-2737.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar