WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/04/2018 - SMS apresenta 1º Ciclo de Ações no Controle das Arboviroses de 2018

Os dados copilados representam os meses de janeiro a fevereiro, primeiro ciclo do mosquito transmissor
 
A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, apresentou na tarde destra sexta-feira o 1º Ciclo de Ações no Controle das Arboviroses: dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela de janeiro a fevereiro de 2018.
 
De acordo com os dados apresentados por Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, a SMS possui em seu quadro 184 Agentes de Combates de Endemias que atuam em diversas áreas, não só nas visitas domiciliares, mas também, como supervisores de equipe, que atuam nos pontos estratégicos, os educadores em saúde, atendimento ao Disque-Dengue, ou seja, são diversas atividades distribuídas pelo departamento. “Nossos agentes realizaram 61.721visitas atingindo 35,92% de cobertura domiciliar de janeiro a fevereiro, também realizamos no mesmo período recolhimento de 134.650 Kg de pneus em 185 borracharias, e ainda tivemos 160 agentes a campo”, diz Lara Rocha.
 
Lara ressalta que as ações de Mutirão e fumacê foram ações de intensificação após o resultado do primeiro LIRAa de 8,7%. Outra ação do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias é o Mutirão de Limpeza que somente no mês de fevereiro, quando iniciou a ação percorreu 19 bairros, retirando 48 caminhões com 41.277 toneladas de materiais inservíveis, sem contar pneus e eletrônicos. Também falado na apresentação sobre o trabalho do UBV Pesado, com balanço de 52 bairros trabalhados, 7.226 quarteirões percorridos.
 
Outro dado apresentado é sobre as notificações de epizootias de primata não humano de janeiro a fevereiro foram 14 notificações no total, sendo 9 na zona rural e 5 na zona urbana. Dos da zona rural um foi enviado para análise, sendo três rumores e da zona urbana, quatro foram enviados para análise. Lara explica que os que foram enviados para a análise, ainda não há resultado por parte do Estado e que a diferença que se encontra nesses números, é que muitas vezes, os restos encontrados não são suficientes para enviar para análise.
 
O Departamento de Vigilância Epidemiológica também apresentou suas ações, por meio do diretor Robert Boaventura, indicando que dentre as atividades fazem a consolidação dos dados epidemiológicos do município, o monitoramento dos dados, por bairro, idade, sexo, local de notificação, investigação de informações e rumores, capacitação, investigação de óbitos, monitoramento de internados e a articulação com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias.
 
Dos dados da dengue, Robert apresenta que até ontem, 19 de abril, Uberaba notificou 1345 casos, desses 97 deram positivo e um óbito. Da febre amarela este ano não teve notificação, consequentemente nenhuma morte. Para o Zika Vírus foram quatro notificações (homem – 26 anos / gestante – 24 anos, 2o trimestre (res. NEG) / gestante – 20 anos, 1o trimestre / gestante – 18ª, 2o trimestre). Da Chikungunya foram cinco (homem – 26 aanos / mulher – 29 aanos / mulher – 64 anos / mulher 17 anos (resultado neg) / mulher 56 aanos (resultado positivo Sabin).
 
“Trabalhamos com transparência e queremos discutir as ações e os nossos serviços para melhorar. É fundamental a comunicação entre os nossos serviços, entre nossos setores, para alinhar as estratégias e alternativas para desenvolver o trabalho da secretaria da melhor forma possível. Importante a participação do Conselho, das Associações de bairro, da Posturas, para fortalecer essa parceria, pois temos que agir em prevenção, para acabar com potencial foco do mosquito transmissor. Trabalhamos para que nossas ações sejam efetivas e buscamos sim uma gestão técnica e com resultados”, ressalta o secretário de Saúde Iraci de Souza Neto.
 
Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar