WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/04/2018 - Palestra sobre Ações Integradas de Políticas sobre Drogas reúne profissionais e instituições de Uberaba

O Governo de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), esteve nesta quinta-feira em Uberaba com atividades do projeto de Ações Integradas de Políticas sobre Drogas. Os eventos foram realizados com a parceria da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde - Diretoria de Saúde Mental, da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Na abertura das palestras no anfiteatro da PMU, o evento contou com a presença do secretário de Saúde, Iraci Neto, do secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Wellington Cardoso, o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Tulio Cury, e o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, capitão Roberto Alves de Oliveira.  Além disso, estiveram presentes Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, Valéria Guimarães, presidente do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad), e a superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas, Fabiane Rodrigues, representando a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, que é de Uberaba.

Iraci Neto destacou a responsabilidade do Poder Público em relação aos desafios relativos às drogas, ressaltando o papel do Estado em oferecer subsídios e aporte financeiro para a realização de ações. “Todos os contextos, que envolvem saúde, segurança, assistência social e educação, estão diretamente ligados ao enfrentamento das drogas. As responsabilidades são interdependentes na busca de minimizar este problema social, que aflige e afeta toda a sociedade. E ainda temos as instituições do terceiro setor, que complementam muito no desenvolvimento e na qualidade dos serviços. Os municípios precisam muito do apoio e do investimento do governo estadual para fortalecer essa assistência e desempenhar o papel necessário”.  

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, ressaltou que a Assistência Social é um pedaço deste complexo problema que afeta todo o país, e é importante que as ações sejam integradas. “A municipalização dos serviços precisa de recursos, de aporte para ser efetiva. As políticas públicas precisam acontecer e temos que fortalecer esta rede, por isso este momento hoje se faz tão importante para que possamos ter uma discussão ampla”.

Já o secretário da Sedest, Wellington Cardoso, agradeceu a presença e o envolvimento de todos nas políticas antidrogas. “Nosso desejo é que os passos dados neste caminho sejam definitivos e não haja retrocessos, e que apesar de ser um processo lento a gente sempre avance mais. As ações antidrogas exigem uma dose de coragem e de perseverança muito grande para que se possa ter o resultado prático. No ponto de vista da segurança pública, elas são os maiores problemas que temos não só em Uberaba, mas em todo o país, pois fomentam o crime organizado de uma forma avassaladora. E elas trazem consequências graves aos nossos jovens”.

Ações e palestras - A agenda junto ao Supod/Sesp teve início com a realização de uma Maratona de Prevenção na Escola Estadual Horizonta Lemos, no Parque das Gameleiras. O objetivo foi oferecer um conjunto de ações integradas, com foco no ambiente escolar, que visam o fortalecimento dos fatores de proteção e disseminação da cultura da prevenção em todos os níveis.

Já no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura aconteceu, na parte da manhã, o curso de Prevenção de Recaída, com o psicólogo Luciano Pinheiro. No mesmo local, no período da tarde, Luciano Pinheiro falou sobre as Diretrizes Internacionais de Prevenção às Drogas na Base Escolar.

O psicólogo destacou que o principal objetivo é ter um olhar diferenciado sobre as drogas. “Muito é falado sobre o tratamento, mas as pesquisas indicam que o tratamento é muito mais caro que a prevenção. A Prevenção de Recaída trabalha no sentido de a pessoa não retornar ao uso e não ter novamente comportamentos compulsivos de uma dependência. Já a prevenção na base escolar é importante para que as gerações futuras tenham bastante desenvoltura com valores e habilidades sociais importantes para dizer não às drogas”.

Representando a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, a superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas Fabiane Rodrigues explica que esta ação faz parte de uma agenda de atividades que são realizadas em diversos municípios. “Nossos pontos de atuação são as regiões integradas de Segurança Pública, e dentro de cada região os municípios são contemplados com ações da Política sobre Drogas. O objetivo é pensar essa integração em diversos níveis. O Estado sozinho não é capaz de apresentar essa resposta, por isso precisamos dessa integração com os municípios e seus diversos dispositivos, da saúde, assistência e primordialmente da educação”.

De acordo com Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, as temáticas abordadas no evento contribuem para uma reversão de olhar no campo das políticas sobre drogas. “Fazendo a prevenção primária, na base escolar, e prevenção secundária, evitando recaídas para quem faz o uso de drogas, vamos conseguindo fechar o ciclo de uma visão de cuidado e promoção da vida ampliado, superando esse olhar fragmentado só de cuidados dos problemas de saúde. O evento contribui para fortalecer o que a gente já vem fazendo a nível municipal, no sentido de integração das políticas, integrando as necessidades do sujeito e dos direitos”.

Para a presidente do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad), Valéria Guimarães, a ação é um momento principalmente de articulação, para trabalhar a união entre o terceiro setor e o setor público. “Nós tivemos duas políticas sendo enfocadas hoje. O cuidado de trabalhar com a prevenção de recaídas, que é essencial para evitar o retorno às drogas, e a questão da prevenção na base escolar, que é um desafio que precisa ser conquistado de forma mais sistemática e pontual”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar