WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/04/2018 - Sedest realiza reunião para planejamento de ações do Maio Amarelo

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio do Departamento de Educação no Trânsito, realizou nesta quarta-feira (18) uma reunião com diversas autoridades, instituições e representantes da sociedade civil para o planejamento de ações que farão parte do Maio Amarelo. O movimento tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito, além conscientizar a população sobre seu papel e responsabilidade na mobilidade urbana.

Na reunião, além da equipe da Sedest, como Guarda Municipal, Educação do Trânsito, estiveram presentes equipes e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho de Segurança da PM, Tiro de Guerra, UAI, Sest/Senat, empresas de ônibus e transporte coletivo, Superintendências Regionais de Saúde e de Educação, representantes de escolas, de associações de bairros e do Sindicato dos Mototaxistas, entre outros.

Em Uberaba o Maio Amarelo já tem data definida para a abertura oficial, que será no dia 10 de maio na Praça Jorge Frange. Os presentes colaboraram, durante a reunião, com diversas ideias e sugestões construtivas para o planejamento das ações. Entre as propostas estão as blitze educativas, cujos pontos serão definidos estrategicamente com sugestão das autoridades, e ações como palestras em escolas, conscientizações de motoristas e de pedestres sobre o uso da faixa, ações nos terminais de Transporte Coletivo e até um passeio ciclístico.

O chefe de Educação no Trânsito, Hélio Reis, explica que a partir da mobilização das equipes e das sugestões na reunião, o próximo passo será estabelecer o cronograma das ações. “Foi uma reunião muito produtiva e com muita participação. Agora vamos definir o que será feito em cada dia do Maio Amarelo. Queremos trabalhar o mês inteiro e cada dia acontecerá uma ação. Na abertura, dia 10, esperamos contar com alunos de várias escolas, e a partir daí iniciar as blitze educativas e todas as ações em conjunto com os parceiros”.

A expectativa, segundo Hélio, é superar o Maio Amarelo de 2017. “O objetivo é que Uberaba se torne uma cidade de exemplo na questão de educação na faixa de pedestres. Ano passado trabalhamos com os motoristas, e agora vamos focar também na conscientização dos pedestres, para que eles saibam mostrar a intenção de atravessar e evitem acidentes”.

Outro tema amplamente levantado foi a educação a longo prazo, a partir da conscientização das crianças e educação nas escolas. “Este trabalho já vem sendo feito de forma pontual, e precisamos intensificar esse contato com as escolas. Educar as crianças é muito importante, pois elas aprendem muito rápido e são multiplicadoras dentro de casa, ensinando os adultos e crescendo com consciência cidadã”, destacou o chefe da Educação no Trânsito.

Representando a Superintendência Regional de Ensino, Margarida Nunes reforçou que as crianças são ponto importante para as ações do Maio Amarelo. “No momento em que você ensina uma criança, elas levam para casa, pensam e repensam isso para o resto da vida. Ao trabalhar esta educação na infância, dentro das escolas públicas e particulares, estaremos trabalhando também para uma conscientização a longo prazo, que refletirá em nosso futuro”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar