WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/04/2018 - Uberaba receberá agenda estadual das Ações Integradas de Políticas sobre Drogas na próxima semana

O Governo de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizará em Uberaba atividades, palestra e um curso dentro das Ações Integradas de Políticas sobre Drogas. Os eventos acontecerão no dia 19 de abril, quinta-feira, e contam com a parceria da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde - Diretoria de Saúde Mental, e da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte.
 
Das 8h às 10h30, a agenda terá início com a realização de uma Maratona de Prevenção na Escola Estadual Horizonta Lemos, na Av. Nossa Senhora de Lourdes, 622, no Parque das Gameleiras. O objetivo da maratona é oferecer um conjunto de ações integradas, com foco no ambiente escolar, que visam o fortalecimento dos fatores de proteção e disseminação da cultura da prevenção em todos os níveis. Serão realizadas gincanas esportivas, buscando o desenvolvimento de habilidades sociais e uma melhora na capacidade de tomadas de decisões assertivas, com o público alvo sendo os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2.
 
Já no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, a Sesp por meio da Escola Integrada de Segurança Pública convida para o curso de Prevenção de Recaída, com o palestrante Luciano Pinheiro. O encontro será das 9h30 às 12h e abordará um conjunto de atividades estruturadas que visam a identificação de situações de risco para o uso de álcool e outras drogas, bem como o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Os públicos alvos dessa capacitação são profissionais, monitores, coordenadores, voluntários e interessados que lidam com o dependente químico e usuário abusivo.
 
No mesmo local, das 13h30 às 16h, Luciano Pinheiro realiza curso sobre Diretrizes Internacionais de Prevenção às Drogas na Base Escolar, cujo público são professores do Fundamental 1 e 2. O debate é baseado em evidências científicas a respeito das práticas que trazem melhor resultado na prevenção do uso de drogas, com base em um estudo feito em mais de 100 países pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
 
Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, destaca que é importante a participação de todos os órgãos de segurança pública e profissionais envolvidos por ser uma oportunidade de articular os trabalhos e as pessoas que atuam na área. “É uma chance de aproximar as pessoas e construir uma rede de trabalhos mais ampla com um foco no combate às drogas e na prevenção da recaída por meio de vários setores, não só o tratamento, mas também o social, a educação, o trabalho”, ressalta Marçal.
 
Os cursos são gratuitos e voltados a todos os profissionais do segmento que possuírem interesse em participar. As inscrições serão realizadas no próprio local do evento. Vale lembrar que o endereço da Prefeitura de Uberaba é Av. Dom Luiz Maria de Santana, 141 – Bairro Mercês.
 
Luiza Carvalho
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar