Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

14/04/2018 - Mutirão de Limpeza já recolheu mais de 70 toneladas de lixo

Fumacê continua cronograma de quatro ciclos semanais até dia 04 de maio.
 
Desde o começo dos trabalhos em fevereiro, Mutirão da Limpeza promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, já recolheu mais de 70 toneladas de lixo em 77 caminhões cheios até esta quinta-feira (05). Foram 11 toneladas e nove caminhões recolhidos desde o último balanço, dia 06 de abril.
 
Dois caminhões percorrem os bairros, com agentes passando com antecedência para avisar os moradores recolherem materiais que podem ser criadouros do Aedes. O Mutirão acontece das 07h às 13h e gradativamente são incluídos novos bairros seguindo o índice de infestação e a predominância de criadouros primários, relacionados ao lixo. Entulhos e eletroeletrônicos não são recolhidos.
 
Na próxima semana, o Mutirão finaliza os bairros Abadia e Nossa Senhora Aparecida, de acordo com Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. “Vamos terminar de percorrer esses bairros e terminar as análises do LIRAa, para depois divulgar os resultados. O Fumacê, que vai continuar o cronograma de quatro ciclos semanais que começamos na semana passada”, explica Lara.
 
O LIRAa é o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti, metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. É a partir dos dados do LIRAa que é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como no caso do Mutirão e do Fumacê.
 
Fumacê - Em relação ao controle de UBV Pesado (Fumacê), os percursos são feitos das 05h às 07h e das 17h às 22h. Os trabalhos seguem o cronograma de quatro ciclos semanais até o dia 04 de maio:
 
Na segunda-feira (16), de manhã, as equipes passam pelo bairro Jardim Espírito Santo, Oneida Mendes I, Estados Unidos, Pontal e Umuarama enquanto à tarde volta ao bairro Estados Unidos e visitam o Boa Vista, Morada do Sol, Fabrício, Vila Arquelau e Jardim Nene Gomes. Terça, dia 17, o fumacê percorre o Tita Resende, Vila Celeste, Novo Horizonte e Capelinha do Barreiro pela manhã e Manoel Mendes, Manhattan, Jardim Primavera, Cidade Nova, Chica Ferreira, Vila São Vicente e Ponte Alta à tarde.
 
Na quarta-feira (18), é a vez dos bairros Cidade Jardim, Alexandre Campos, Beija Flor I, Olinda e Bom Retiro pela manhã, enquanto à tarde as equipes percorrem o Mercês, Nova Era, Beija Flor III, Pacaembu, Olinda, Jardim Copacabana e Parque dos Girassóis. Dia 19, o fumacê passa pelos bairros São Benedito e Parque das Américas pela manhã, volta ao Parque das Américas à tarde e visita os bairros Santa Maria, Morumbi, Ilha de Marajó.
 
Na sexta-feira, 20, o fumacê percorre o bairro Abadia, Parque das Gameleiras, São Sebastião e José Barbosa durante a manhã, volta ao Abadia e Parque das Gameleiras à tarde, assim como percorre o Parque São Geraldo.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub