WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/04/2018 - Sede própria do CAPS AD III é inaugurada e marca a primeira obra na história da Saúde Mental no município

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Diretoria de Atenção Psicossocial, inauguraram na manhã desta sexta-feira (6) a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ADIII) Dr. Elias Barbosa, na Rua Renato José Prudêncio, 270, bairro Josa Bernadino. A solenidade teve a presença do prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde Iraci Neto, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aguinaldo Silva, além de diversos secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, além de equipe de saúde, pacientes e comunidade. A família de Dr. Elias Barbosa, homenageado no nome do CAPS, também esteve presente e recebeu homenagem.

Esta é a primeira obra na história da Saúde Mental no município, conquistada pelo Governo Paulo Piau junto ao Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Os investimentos somaram um valor global de R$ 1.262.300,11, (um milhão, duzentos e sessenta e mil, trezentos reais e onze centavos).  

O prefeito Paulo Piau destacou que as instalações do novo CAPS ficaram eficientes e com um projeto bem elaborado e executado. “O espaço está perfeito para receber as pessoas e continuar oferecendo um tratamento para reconduzi-los à sociedade. As pessoas devem ser acolhidas e Uberaba está marcando uma posição importante neste sentido. Queremos, claro, que a droga diminua a cada dia, e agir preventivamente também é um grande caminho, cuidar bem das crianças e jovens através do esporte, da cultura e da escola”.

De acordo com o secretário de Saúde, trabalhar a saúde mental no âmbito municipal é uma importante questão de política pública. “Hoje o cuidado com a saúde mental, com a inauguração da sede própria do CAPS AD, dá um passo importante para o município. Já trabalhamos na formatação de uma capacitação e de um modelo diferenciado de assistência na rede de Atenção Psicossocial, e temos um fluxo muito positivo de atendimento. Essa é uma primeira estrutura, nós temos mais duas em andamento, e é um grande passo para nos consolidar como referência em saúde mental”.

Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, destacou que a obra tem uma simbologia importante para o município e para os trabalhadores, usuários e familiares. “É a primeira vez que o poder público constrói para cuidar da saúde mental da população, e isso por si só traz um sentido especial. Trazemos o serviço para uma estrutura projetada para as necessidades desse público, com tudo aquilo que a gente precisa para fazer a reabilitação e a reinserção social de fato, sem focar apenas no tratamento. É um aspecto qualitativo de humanização para a assistência, para as pessoas que recebem o cuidado e para as que produzem este cuidado”, pontua o diretor.
 
Também presente na inauguração, a promotora de Justiça, Defesa da Saúde, Pessoa Portadora de Deficiência e Idosos, Cláudia Alfredo Marques Carvalho, ressaltou que a nova sede do CAPS AD III é de grande importância para a cidade. “Temos percebido uma melhora muito grande nos equipamentos da rede de atenção psicossocial, e inclusive na organização dessa rede. Percebemos que Uberaba tem primado pela valorização desse atendimento, que é realmente essencial na área de saúde pública”.
 
O CAPS AD III é o serviço de referência do Sistema Único de Saúde para oferta de tratamento especializado a pessoas que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas. O serviço existe há 18 anos em Uberaba e atende cerca de 300 pacientes por mês de forma interdisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social, farmácia com dispensação de medicação, além de 12 leitos que funcionam 24 horas ininterruptas para internações que se façam necessárias mediante avaliação da equipe.
 
Os pacientes recebem refeições durante o tratamento e transporte mediante critério específico (doenças associadas, ausência de passe livre ou de orientação para deslocamento sozinho). Por mês, são realizados entre 3500 a 5000 procedimentos, entre consultas, grupos, dispensação de medicamentos, entre outros.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar