WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/04/2018 - Zoonoses realiza segundo LIRAa de 2018

Agentes de combate a endemias percorrerão os bairros para mapear os locais com maior índice de infestação em Uberaba
 
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, realiza o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de abril. Serão 152 agentes de combate a endemias (ACEs) envolvidos na vistoria de 6041 imóveis de Uberaba até a sexta-feira (13). As visitas acontecem no período das 07h às 13h40.
 
O LIRAa se trata de uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A Secretaria Municipal de Saúde normalmente realiza o levantamento três vezes por ano, nos meses de janeiro, março e outubro, mas a orientação da Secretaria de Estado de Saúde é que em 2018 o LIRAa seja realizado em janeiro, abril, agosto e outubro.
 
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, destaca que é importante as pessoas receberem os agentes, para que o resultado do LIRAa seja mais fidedigno. “Os quarteirões são selecionados por um programa de computador, o qual indica quantos e quais os quarteirões a serem trabalhados e em cada quarteirão, é pesquisado um a cada cinco imóveis. Então precisamos que as pessoas nos deixem trabalhar, fazer essa pesquisa para termos dados mais homogêneos daquela região”, explica Lara.
 
Para a realização do LIRAa, o município é dividido em estratos, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis. Em Uberaba, são 14 estratos e é a partir dos dados do LIRAa que é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas.
 
Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para se prevenir das arboviroses. No levantamento de janeiro, o índice de infestação do município foi de 8,7%.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar