WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/04/2018 - Prefeitura de Uberaba inaugura sede própria do CAPS AD III na sexta

Obra é a primeira na história da Saúde Mental no município
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Diretoria de Atenção Psicossocial, inauguram sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ADIII) Dr. Elias Barbosa, nesta sexta-feira, dia 06 de abril, na Rua Renato José Prudêncio, 270, bairro Josa Bernadino, às 08 horas. Trata-se da primeira obra na história da Saúde Mental no município, conquistada pelo Governo Paulo Piau junto ao Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, com repasses no valor total de R$ 1.262.300,11, (um milhão, duzentos e sessenta e mil, trezentos reais e onze centavos), concluída em novembro de 2017.
 
O CAPS AD III é o serviço de referência do Sistema Único de Saúde para oferta de tratamento especializado a pessoas que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas. O serviço existe há 18 anos em Uberaba e atende cerca de 300 pacientes por mês de forma interdisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social, farmácia com dispensação de medicação, além de 12 leitos que funcionam 24 horas ininterruptas para internações que se façam necessárias mediante avaliação da equipe. Os pacientes recebem refeições durante o tratamento e transporte mediante critério específico (doenças associadas, ausência de passe livre ou de orientação para deslocamento sozinho). Por mês, são realizados entre 3500 a 5000 procedimentos, entre consultas, grupos, dispensação de medicamentos, entre outros.
 
Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, destaca que ter um espaço próprio é importante para qualificar um serviço que já existe, que passa a atender todas as portarias do Ministério da Saúde, com espaços mais adequados para realizar os serviços. “O CAPS AD é a unidade de referência do município, então ter uma sede própria ajuda a fortalecer a convivência. Com espaços mais estruturados para realizar as atividades, trabalhamos a reinserção social na vida comunitária e na sociedade de forma ampliada, pensando em fatores de proteção e reconstrução de vínculos para construir e reconstruir um projeto de vida para não retornar ao uso de drogas, o que é um desafio enorme”, ressalta Marçal.
 
Além do CAPS AD III, Uberaba ainda conta com CRIA (Centro de Referência da Infância e Adolescência), CAPS Dr. Inácio Ferreira, trazendo também os parceiros como CAPS Maria Boneca da Fundação Gregório Baremblitt, Serviço Maria Modesto Cravo (antigo Sanatório Espírita), Hospital Mário Palmério e mais recentemente a Funepu, que cuida das urgências e emergências, por meio da UPA São Benedito.
 
Outros serviços são as Residências Terapêuticas nos bairros Elza Amuí e Fabrício, a inauguração da quarta Residência Terapêutica, sob coordenação do Serviço Maria Modesto, em fevereiro de 2018, a reorganização da urgência e emergência da saúde mental, o fortalecimento da Saúde Mental na Atenção Primária através de ações como o Matriciamento, que supervisiona o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, e o Projeto de Reordenamento da Atenção Psicossocial Municipal, que realiza a redistribuição dos psicólogos dentro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar