WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2018 - Vigilância Ambiental realiza palestras educativas sobre importância da água tratada na Semana da Água

Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou atividades lúdicas sobre a importância do consumo de água tratada para as crianças que participaram da 11ª edição da Semana da Água. O evento, promovido pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), comemora o Dia Mundial da Água e ocorreu entre os dias 21 e 23 de março.
 
Ana Maria Zanelatto, chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, explica que as atividades com as crianças tiveram o propósito de ensinar as doenças transmitidas por água contaminada e o trabalho que é feito pela Seção. “Falamos sobre a questão das águas das minas aqui de Uberaba, que não podem ser consumidas por estarem todas contaminadas, distribuímos material educativo e apresentamos uma câmara de fluorescência e como a Vigilância identifica a presença de coliformes fecais na água”, relata Ana Maria. Amostras positivas para E.coli (coliformes fecais) apresentam a cor azul na câmara de fluorescência.
 
Durante o evento, a Seção de Vigilância Ambiental em Saúde também analisou a água distribuída pelo Codau.  A chefe de Seção destaca que a função do setor, de garantir o controle da qualidade da água para consumo humano. “Nosso trabalho é garantir que a água tanto de minas e poços artesianos, quanto da empresa de saneamento de Uberaba tenham condições de serem consumidas e identificar quando tem algo errado para informar a população”, esclarece Ana Maria.
 
Minas d’água - Semestralmente, um trabalho de monitoramento é feito nas oito nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso em Uberaba e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água. O último estudo apontou que todas as minas d’água analisadas se encontram impróprias para consumo humano.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar