WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/12/2009 - Campanha contra a meningite imuniza mais de 5 mil crianças

Finalizou nesta sexta-feira (04) a campanha de vacinação contra a meningite tipo C, sendo imunizadas 5.121 crianças menores de dois anos de idade. Esta é uma ação pioneira e foi organizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e teve como expectativa a vacinação de 7.662 crianças da cidade de Uberaba. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que do total das crianças imunizadas, 2.212 são menores de um ano. Ainda nesta faixa etária, 28 receberam a segunda dose da vacina.

Entre os maiores de 01 ano, 2.822 crianças foram imunizadas com a dose única e 59 receberam a dose de reforço. Para alcançar a cobertura vacinal, a SMS elaborou estratégias para uma melhor divulgação da campanha em questão, nas creches, berçários e escolas infantis. Segundo a Referência Técnica de Imunização do município, Maria Aparecida Felix, os pais que não compareceram a nenhum dos 33 postos de vacinação, podem levar os seus filhos a uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência durante todo o ano, já que a vacina está disponível em todas as unidades.

“É muito importante que os pais levem os seus filhos, menores de dois anos, para receber a dose. Pois a meningite é uma doença grave”, destaca. A meningite é uma inflamação das membranas do cérebro que recobrem o sistema nervoso central. É provocada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de algumas causas não infecciosas. Nesta campanha o foco está no subgrupo C, provocado por bactéria.

Entre 2006 e 2008, foram notificados e investigados três surtos de doença meningocócica no Estado. Todos os três foram causados pelo meningococo do sorogrupo C. Segundo dados do DATASUS, em maio de 2009, o valor médio de uma internação (média complexidade) para o tratamento de processo toxi-infeccioso do cérebro ou da medula espinhal tinha um custo de R$ 265,20 a R$ 28.885,83. Neste valor não foram inclusos os custos indiretos, provocados pela meningite, com a internação e os cuidados durante a vida, caso ela apresente sequelas (retardo mental e surdez).

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar