WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/03/2018 - Matriciamento em Saúde Mental inicia nova etapa no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba

UBSs terão suporte local às equipes na fase inicial de atendimentos

 
Começa nesta segunda-feira (05), etapa de supervisão direta nas unidades básicas de saúde dentro do projeto de Matriciamento em Saúde Mental, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial. A nova fase de trabalhos é um desdobramento das capacitações realizadas em 2017, em que 450 profissionais passaram por treinamento visando atender a crescente demanda populacional por atendimento em saúde mental e permitir um processo de construção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial de maneira compartilhada entre diferentes especialidades e profissionais.
 
Profissionais de diversas especialidades nas Unidades Básicas de Saúde passaram pelo treinamento, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, técnicos administrativos e agentes comunitários de saúde.
 
 De acordo com o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, a partir de segunda, o médico psiquiatra do projeto começará a visitar as unidades para supervisionar o atendimento em saúde mental até que a equipe tenha condições de apropriação e domínio do serviço prestado. “O atendimento em saúdem mental vai além da prescrição. Envolve também conduta entre os membros da equipe e acolhimento dos pacientes. A intenção é que os casos mais simples sejam tratados ali mesmo, para evitar encaminhamentos desnecessários e evitar filas em casos que poderiam ser atendidos na UBS”, explica Marçal.
 
Unidades que contam com o serviço do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também entram com serviços que envolvem orientação nutricional, assistência social, entre outros, de acordo com cada caso. 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar