WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

27/02/2018 - Aplicativo BusU já está disponível para download nos smartphones

O APP do Transporte Coletivo de Uberaba chega para tornar o uso do sistema cada vez mais fácil 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, e em parceria com a Transube – Líder e Piracicabana, lançou oficialmente nesta segunda-feira (26) o aplicativo BusU, que inova trazendo acessibilidade e facilidade aos usuários para utilização otimizada do Transporte Público, com acesso a informações em tempo real, por meio da ferramenta para smartphones. O lançamento contou com a presença do prefeito Paulo Piau, do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretários, Luiz Humberto Dutra, presidente da Câmara Municipal e demais vereadores, além da imprensa.

Já disponível para download em sistema Android e IOS, o aplicativo vai facilitar a vida de quem usa o transporte coletivo, conforme destacou o prefeito Paulo Piau. “A partir do momento que o BRT for implantado nos três eixos, vamos dar um salto espetacular de qualidade no transporte coletivo. São uma série de medidas, sobretudo este tempo de chegada aos terminais, que estão sendo estudados para que as pessoas ganhem tempo, sem precisar de grandes esperas nos terminais. Por isso o aplicativo lançado hoje tem um grande potencial e será uma ferramenta única para os usuários nesta fase”.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Wellington Cardoso, a maior inovação do aplicativo é fazer com que as pessoas, no conforto de casa, consigam saber em tempo real os horários dos ônibus e possam traçar seus destinos de forma simples e otimizada. “A ferramenta vai possibilitar que você veja que ônibus passa no ponto de referência pretendido. É um aplicativo moderno, prático de se usar e que com certeza facilitará a vida dos usuários de transporte coletivo. Com os novos eixos do BRT, o aplicativo vai facilitar muito, pois na implantação do primeiro corredor foi confuso para o público apesar de panfletos e comunicação ampla, pois era um fato totalmente novo na cidade. Agora, acostumados ao sistema e com o aplicativo, com certeza será absolutamente tranquila”.

O superintendente de Transporte Público Claudinei Nunes explica que o objetivo é facilitar para quem já usa o transporte, através das informações online com horários e itinerários, e para os novos usuários será mais fácil conhecer as linhas e o sistema. “A maioria das pessoas possuem celular e vão poder utilizar essa ferramenta, que contribui também na segurança de ir para o ponto quando o ônibus já estiver próximo”, pontua o superintendente.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com as empresas de transporte, também conta com o apoio da Codiub na implementação. O secretário de Comunicação e presidente da Codiub, Denis Silva, destacou a inovação e apresentou estratégias que vão dar ampla publicidade à nova ferramenta.“Uberaba é uma das cidades pioneiras na tecnologia para mobilidade urbana”, pontuou ele.

Tranquilidade no ponto - O aplicativo BusU oferecerá ao cidadão, entre suas funções, mapa com todos os pontos de parada e de venda de créditos, conforme a localização do usuário. Além disso, será possível realizar pelo aplicativo o planejamento de viagem, conhecendo as linhas e os percursos.

Na tela inicial, na opção “Digite o Destino”, ou na seleção de um ponto de parada ou de venda, abre-se a opção de planejamento de viagem. A pesquisa retornará com as linhas que atendem ao percurso indicado, com tempo estimado de viagem. Ao selecionar uma das opções de deslocamento, abre-se um mapa com o percurso detalhado, o tempo estimado de deslocamento, as informações da linha e viagem que deverá ser utilizada, bem como as orientações para completar o percurso a pé.

O menu principal permitirá informar o usuário do transporte de Uberaba com notícias relevantes ao sistema, alertas de modificações de linhas ou vias, bem como entrar em contato encaminhando mensagem para as operadoras do sistema, e outras funcionalidades.

Luiza Carvalho – Jornalismo

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar