WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

23/02/2018 - Representantes da BHTrans visitam sistema de transporte público de Uberaba

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, por meio da Superintendência de Transporte Público, recebeu em Uberaba representantes da BHTRANS, empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte. O objetivo principal da visita foi conhecer a instalação dos novos terminais e a infraestrutura do transporte em Uberaba, visando a troca de experiências e a avaliação da eficiência do sistema.

Em reunião na manhã desta quinta-feira, o superintendente de Transporte Público Claudinei Nunes recebeu no centro administrativo da Prefeitura o agente de fiscalização da BHTRANS, Edcarlos Gomes, e o supervisor de vistorias de veículos Fernando Mateus. Para Claudinei, esta integração entre as cidades é importante para compartilhar vivências e melhorar os serviços oferecidos. “Nós também estivemos em Belo Horizonte para ver as experiências e também os problemas que existem, para procurar sanar as demandas do município. E essa visita deles aqui é muito importante, pois também podemos oferecer dados e visões diferentes a eles, pois as cidades compartilham problemas semelhantes”.

O supervisor Fernando Mateus pontuou que, em Belo Horizonte, o transporte passa por um momento de revisão de tarifas, e as informações compartilhadas devem contribuir ao estudo sendo feito pela BHTRANS. “Nós temos a certeza que a gente, com essa troca de informações, vai conseguir atingir os objetivos almejados”.

De acordo com o agente de fiscalização operacional, Edcarlos Gomes, um dos maiores problemas que afetam o transporte público nos diversos municípios hoje é a questão da evasão. “Este problema vai além da questão econômica, é uma questão da educação e estamos verificando todas as conjunturas para ter condições de aparar essas arestas. As medidas que verificamos sobre as experiências de Uberaba, como a catraca alta nos terminais, tem todo um benefício, mas entra em questões sociais. Estamos verificando de uma forma única como poderia ser implantado em Belo Horizonte, por isso é tão importante trocar essas ideias em conjunto”, explica ele.

Sobre o problema da evasão, Edcarlos destacou ainda que é uma questão em que a atitude do cidadão prejudica a todos os usuários do transporte. “Isso pode refletir em uma tarifa mais alta, em um transporte que não terá uma regularidade maior ou condições de conforto. E por não ter meios de computar as evasões, não conseguimos subsídios para apresentar de forma material as consequências”.

Em Uberaba, segundo Claudinei Nunes, o número de evasões no sistema é alto. “Infelizmente esse número não se apresenta no sistema, não se contabiliza. Então às vezes temos um transporte cheio, e quem pratica a evasão prejudica quem paga”, destacou o superintendente.

Concluindo a visita, os representantes da BHTRANS foram acompanhados em uma visita técnica in loco a todo o sistema de transporte, observando a logística de funcionamento e o atendimento aos usuários. O encontro, segundo eles, foi positivo, proporcionando trocas de experiências que se tornam benéficas para a busca de melhorias e para a construção de um serviço cada vez mais eficaz aos cidadãos.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar