WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/02/2018 - Saúde promove ação de conscientização sobre a Hanseníase nesta quinta-feira

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, ação de mobilização contra a Hanseníase, no Centro de Saúde Eurico Villela. A ação será no período da manhã, das 08h às 12h, com atividades de Sala de Espera, orientação e triagem de sintomas da doença, além de contar com espaço para as pessoas cuidarem da sua imagem, com maquiagem e design de sobrancelhas. 
 
A hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, podendo causar deformidades. É transmitida   através das secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro das pessoas doentes, e ainda tem um grande estigma social, sendo ligada no passado à discriminação e ao isolamento dos doentes.   
 
O Brasil é o segundo país em números de casos no mundo, e em Uberaba, um caso já foi identificado este ano. Em 2016, foram 25 casos diagnosticados e 18 casos em 2017.
 
Robert Boaventura, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Uberaba destaca que existem casos identificados em Uberaba e por isso é importante ter atenção. “É uma doença que ainda tem presença no Brasil, é contagiosa, mas que tem cura. O paciente não transmite a doença a partir do começo do tratamento, que é todo supervisionado pelo SUS, então não tem custo nenhum para a pessoa”, ressalta.
 
As pessoas que suspeitarem de algum sintoma podem procurar qualquer unidade de saúde de Uberaba. “Se houver a suspeita, ela será encaminhada para o Centro de Saúde Eurico Villela, onde funciona o serviço de referência para a hanseníase, responsável pelo acompanhamento e tratamento das pessoas com a doença”, explica Robert.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar