WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/02/2018 - Farmácias das UPAs já distribuíram mais de 140 mil itens em um mês de funcionamento

Aproximadamente 1700 pessoas foram atendidas em janeiro. Farmácias atendem apenas urgência e emergência

 
Farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito e Parque do Mirante completaram um mês de atendimento e já atenderam aproximadamente 1700 pacientes no mês de janeiro. No total, mais de 140 mil itens foram dispensados neste período. As farmácias funcionam de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento é das 07h às 19h.
 
Rodrigo Rodrigues Silva, farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia, ressalta que a recepção da população e das equipes das UPAs foi positiva. “Na primeira semana, atendemos 300 pacientes, então tivemos um aumento exponencial na procura. A equipe assistencial das UPAs ficou muito satisfeita, estão ajudando na divulgação do serviço, aderindo bem à lista de medicamentos disponíveis e até a comunicação interna, com as equipes das farmácias melhorou”, explica Rodrigo.
 
Entre as experiências durante o mês inicial das Farmácias, o farmacêutico destaca a equipe plantonista de odontologia da UPA Parque do Mirante e a equipe de pediatria da mesma unidade. “São duas equipes que foram bastante beneficiadas, porque a dispensação de medicamentos facilitou o atendimento do plantão”, pontua Rodrigo.
 
A expectativa é que o número de pacientes e de medicamentos dispensados continue crescendo à medida que a população passe a conhecer melhor o serviço, podendo impactar cerca de 50% das 22 mil pessoas que passam pelas UPAs por mês, totalizando 13 mil pessoas.
 
As farmácias das UPAs atendem apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência. Os 120 itens padronizados pelo município podem ser encontrados nas Farmácias Básicas que atendem a rede. Estão disponíveis antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamantórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar