WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/02/2018 - Fumacê percorrerá bairros com maior índice no LIRAa de janeiro

Programação foi planejada em função do alto risco de epidemia

 

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, intensifica ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba. A partir desta sexta-feira (02), quatro equipes irão percorrer a cidade com o fumacê (UBV Pesado), agindo contra os mosquitos adultos nos bairros com maiores índices do LIRAa. Os percursos serão feitos em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h.  Nesta sexta, as equipes do fumacê percorrerão os bairros Nossa Senhora Aparecida e Abadia pela manhã, enquanto à tarde/noite passarão pelos bairros Abadia, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão e Gameleira III. 

O fumacê é o nome popular da atividade de bloqueio do mosquito, a qual necessita de um carro com uma bomba para pulverizar o inseticida através do uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV). Nele, o equipamento realiza pulverizações em aerossol a frio, de modo a se tornar uma espécie de neblina no ambiente, que deixa o produto suspenso no ar. O mosquito, ao passar por essa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e eliminado.

De acordo com Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, a utilização do fumacê foi solicitada ao estado a partir dos dados do LIRAa, que apresentou um índice alto. “Por ser um caso especial, com risco alto de epidemia, justificamos que não podemos esperar para começar usar o fumacê. Neste primeiro momento, selecionamos os bairros com índice do LIRAa de mais de 10% e realizar o percurso por quatro semanas consecutivas, em quatro ciclos, que é o ideal nesses casos”, explica Lara.

Seguindo o cronograma, na segunda-feira (05), as equipes do fumacê passam pelos bairros Alfredo Freire I, II e III, Jardim Marajó I e II, enquanto à tarde, o serviço continua no Jardim Marajó II, Morada Du Park, Parque dos Girassóis, Jardim Copacabana, Jockey Park, Volta Grande e Parque das Américas.

Terça (06) de manhã é a vez do Parque das Américas, Santa Maria e Calixto Cecílio. À tarde, as equipes seguem pelo Calixto Cecílio, São Sebastião, Pontal, Olinda, Novo Horizonte, Jardim Uberaba e Mercês.

Dia 07, o fumacê percorre os bairros Mercês, Centro, Vila Olímpica, São Bento e Tancredo Neves na parte da manhã, e Jardim Palmeiras, Vila Bela Vista, Morada do Sol, Vila Arquelau, Vila Leandro, Boa Vista, Jardim Indianópolis, Vila Craide, Jardim Triângulo à tarde.

Por fim, na quinta-feira, dia 08, serão percorridos pela manhã o Residencial Estados unidos, Tita Resende, Amoroso Costa, Portal do Sol, Oneida Mendes II, Jardim Manhattan, Zeca Mendes e Nossa Senhora de Lourdes. À tarde, voltam ao Nossa Senhora de Lourdes e os bairros Maringa, Parque dos Buritis, Residencial 2000, Orlando Costa Telles e Costa Teles. Na sexta, as equipes voltam a repetir os bairros, realizando ciclo semanal de quatro semanas.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses ainda ressalta que é preciso que as pessoas abram as janelas quando os veículos passarem, para aumentar a abrangência do inseticida. “O fumacê só vai fazer efeito se ele conseguir entrar nas casas e fazer o trabalho dele, uma vez que os principais focos estão dentro das casas. Lembrando que o fumacê só age no mosquito adulto e se trata de uma ação de intensificação. Precisamos que a população colabore, fazendo vistorias regulares nas suas casas para eliminar os criadouros e recebendo os agentes de endemias para auxiliarem no combate às larvas do Aedes”, destaca Lara.

 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar