WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/02/2018 - Seminário Municipal da Rede Hospitalar traça propostas para melhorar assistência e atendimento

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira o “I Seminário Municipal da Rede Hospitalar de Uberaba”, no Anfiteatro do Hospital Regional José de Alencar. O evento contou com a presença de diversas autoridades, gestores e técnicos dos Hospitais, SUS, UPAs, URS, SAMU, Atenção Especializada e Básica, Vigilância em Saúde, Regulação e Auditoria em Saúde, Conselheiros Municipais de Saúde, Ministério Público e Superintendência Regional de Saúde.

Estiveram presentes o prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, além do secretário de Saúde Iraci Neto e o deputado federal Marcos Montes. Também estiveram presentes, compondo a mesa do evento, a promotora da 14ª Promotoria da Justiça de Uberaba, Claudia Alfredo Marques Carvalho, que é coordenadora regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Triângulo do Sul; o superintendente do Hospital Regional de Uberaba, Dr. Murilo Antônio Rocha; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, Maria José de Oliveira Cunha Freitas; e o reitor da Universidade de Uberaba, Marcelo Palmério.

A primeira palestra do evento foi ministrada por Dr. Felipe Toledo Rocha, conselheiro administrativo do Hospital Dr. Hélio Angotti e Gestor da Rede HCT, com o tema “Rede Hospitalar no SUS”. Para ele, o principal ponto que deve ser destacado é a qualidade dos hospitais que compõem a rede do município. “Nós estamos em uma macrorregião e temos um parque hospitalar privilegiado. O esforço da Secretaria de Saúde se justifica, pois os hospitais precisam trabalhar de uma forma mais integrada, utilizando melhor os recursos para garantir a assistência à população de Uberaba e região. Este seminário veio em um momento muito oportuno”, pontuou o palestrante.

O público também assistiu à palestra “Contratualização no SUS – Relação Público x Privado”, realizada pelo advogado especialista em Direito Processual e Auditor SUS/SMS de Uberaba, Rodrigo Fernandes e Oliveira. Logo depois aconteceu o Painel em que os prestadores de Uberaba apresentaram seus perfis assistenciais, com mediação da doutora em Atenção à Saúde, Fernanda Carolina Camargo.

Já no período da tarde aconteceu a oficina “Construindo Alternativas para Superação dos Desafios”, com posterior elaboração de um texto referente às alternativas para superação dos desafios, com apresentação dos grupos e de um manifesto para publicação. “Os participantes se dividiram em 5 grupos para que fossem discutidos os problemas e, posteriormente, feitas as propostas de solução. A carta manifesto vai unir todas as propostas e ser publicada, e a partir dela teremos outros encontros visando traçar estratégias e estabelecer as prioridades de ação”, explica adiretora técnica de Planejamento em Saúde da SMS e uma das organizadoras do evento, Simone Alves da Mata Ramos.

O prefeito Paulo Piau destacou que um sistema organizado e disciplinado salva vidas, traz segurança e mais saúde para a população. “Esse trabalho vem em momento certo, pois é organizando, cada um com seu papel. Aqui tem gestores da mais alta competência, da rede pública, privada e filantrópica, e um município que tem duas universidades na área da saúde pode pensar alto. Tenho certeza que se hoje somos o 26º município entre os 100 maiores brasileiros em bom atendimento à sua população, que é um dado da Frente Nacional de Prefeitos, nós podemos sonhar em ser o primeiro município em atendimento para os nossos cidadãos. Essa tem que ser a nossa missão”.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, avaliou que o dia foi de muitas discussões e debates positivos, com a presença de representantes de toda a estrutura de saúde do município. “Foram construídas sugestões para que a gente possa nortear e delinear um caminho bastante produtivo e de qualidade de toda a rede para a população de Uberaba. Foi um momento importante onde nós pudemos ter, dentro das discussões e debates, diretrizes para as próximas etapas, não só do Hospital Regional, mas para uma reorganização dessa rede assistencial de saúde de Uberaba tendo os pontos de atenção nos seus devidos lugares”, explicou ele.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar