WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/01/2018 - A partir de segunda (22) começa a vacinação diária da Febre Amarela

A partir da próxima semana a vacinação da Febre Amarela acontecerá diariamente nas Unidades de Saúde do município. Atualmente acontece as terças e quintas-feiras, mas com o aumento nestes dois dias, o secretário Iraci Neto, determinou a equipe da Vigilância em Saúde, a organização da vacinação todos os dias para atender a comunidade.

Segundo o diretor Nelson Rannieri, há 3650 doses no estoque e 1000 nos postinhos. Já foram solicitadas mais ao Estado. Somente nestas primeiras semanas de 2018 foram vacinados 1035 cidadãos. Ate o momento não há em Uberaba nenhum caso suspeito da doença.

Vale lembrar que em 2017 foram 58.765 doses aplicadas. Ocorreu um caso suspeito de FA que foi investigado e descartado.

Quem deve vacinar - Crianças de 9 meses a adultos até 59 anos que não receberam nenhuma dose. Acima de 60 anos com orientação médica. Quem vacinou uma única vez, já está protegido. Até o momento não há notificação de casos com suspeitas e as medidas adotadas são preventivas. A vacina estará a disposição a partir de segunda-feira, dia 22, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, impreterivelmente.

Quem ainda não tomou a vacina ou não sabe se já foi imunizado contra febre amarela, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, principalmente quem for viajar para locais em que há informação de circulação do vírus ou fazer turismo rural.

Reforçando – A SMS continua o monitoramente do bairro rural de Santa Rosa, onde houve denuncia de um primata encontrado morto. A equipe do Departamento de Zoonoses esteve no local, mas não encontrou o primata. De forma preventiva, o monitoramente está acontecendo.

Vale lembrar que o macaco não transmite a doença, mas sim é vítima do mosquito e serve como indício de que há circulação do vírus da doença na região. A SMS também reforçou a atuação das Unidades de Saúde das zonas rural e urbana, UPAs e hospitais, solicitando que redobrem a atenção com relação a notificação de pacientes com sintomas da doença, bem como pedem a população que informem sobre qualquer primata morto na região. A denúncia de primatas mortos deve ser feita ao departamento de Zoonoses pelo número 3317-4660 e 3315-4173.

Jorn. Keila Riceto

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar