WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/01/2018 - SMS volta a alertar à população para vacinação contra Febre Amarela

O macaco não transmite a doença. O animal é vítima e serve como indício que o vírus da doença pode estar na região.

Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, volta a alertar a população com relação à vacinação contra a Febre Amarela. Quem não foi vacinado nenhuma vez contra a doença está exposto e deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar. Podem vacinar crianças de 9 meses a adultos até 59 anos que não recebeu nenhuma dose. Acima de 60 anos com orientação médica. Quem vacinou uma única vez, já está protegido. Até o momento não há notificação de casos com suspeitas e as medidas adotadas são preventivas.

A recomendação da SMS volta a ser feita, visto que ontem (15) o departamento recebeu denúncia de um macaco morto na região do bairro Rural de Santa Rosa. A equipe se deslocou até o bairro e seus arredores, mas não encontrou o animal. “Não encontramos nenhuma evidência no local que nos foi passado e nem nos arredores. De todo modo, checamos toda denúncia e estamos atentos a esta questão. Em Santa Rosa, mediante a denúncia, a equipe já reforçou a vacinação e está atuando preventivamente”, afirmou Nelson Rannieri, diretor da Vigilância em Saúde.

Ele lembra também que o macaco não transmite a doença, mas sim é vítima do mosquito e serve como indício de que há circulação do vírus da doença na região.

Com foco em evitar problemas relativos à Febre Amarela a SMS tem atuado também nas Unidades de Saúde das zonas rural e urbana, UPAs e hospitais, solicitando que redobrem a atenção com relação a notificação de pacientes com sintomas da doença, bem como pedem a população que informem sobre qualquer primata morto na região.

“Até o momento não há notificações de casos suspeitos, mas independente disso é preciso estar alerta. Quem não vacinou deve ir à Unidade de Saúde, e por sua vez, os profissionais de saúde do município tem que ficar atentos a qualquer sintoma da doença”, explica o diretor.

A denúncia de primatas mortos deve ser feita ao departamento de Zoonoses pelo número 3317-4660 e 3315-4173.

As unidades estão abastecidas com a vacina e a imunização acontece em dias de terça e quinta-feira, das 8h às 16h. De preferência leve o cartão de vacina para averiguação. Reforçando: Quem já foi vacinado uma única fez já está imune a doença. Quem ainda não tomou a vacina ou não sabe se já foi imunizado contra febre amarela, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, principalmente quem for viajar para locais em que há informação de circulação do vírus ou fazer turismo rural.


Keila Riceto

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar