WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/01/2018 - Prefeitura dá início às ações para reduzir a Fila Eletrônica

O prefeito Paulo Piau, com o secretário de Saúde, Iraci Neto, anunciaram nesta quarta-feira (10), uma série de ações para reduzir a Fila Eletrônica. Neste primeiro momento, o foco será os exames laboratoriais. A medida foi possível, devido à emenda parlamentar do deputado estadual Tony Carlos, no valor de R$ 1 milhão para a área da Saúde. Serão investidos cerca de R$ 373 mil na realização de exames laboratoriais. O restante do recurso será utilizado também na Fila Eletrônica, mas para os exames de imagem.

A empresa Unimed/Lamel, vencedora da concorrência por Pregão, será responsável pelo atendimento aos pacientes do SUS, que aguardam na fila pelos exames de Patologia Clínica. O contrato foi assinado na manhã de hoje pelo Prefeito Paulo Piau, pelo secretário de Saúde Iraci Neto e o presidente da Unimed, Vítor Guilherme Maluf Curi e pelo deputado Tony Carlos.

Segundo o secretário de saúde serão retirados da fila eletrônica 75.402 exames pendentes, o que representa 70% da demanda de Patologia Clínica da rede municipal de saúde. Os pacientes serão convocados pela SMS de acordo com fila e os atendimentos serão concluídos no prazo de 4 meses. Iraci ressalta ainda, que o restante dos recursos será destinado a um novo Pregão voltado para a realização de exames de imagem. Outra grande demanda dos usuários do sistema público de saúde.

“Estamos otimizando a rede municipal com critérios para procedimentos e solicitações de exames, investimentos na rede básica, na compra de equipamentos, ampliação do quadro de profissionais e fortalecimento da atenção básica”, afirmou o secretário.

O prefeito Paulo Piau agradeceu o deputado Tony Carlos pela confiança no seu trabalho e reafirmou o compromisso com a população de Uberaba de acabar com a Fila Eletrônica. Piau afirmou que o novo prontuário eletrônico já está em fase final de implantação e juntamente com a redução do número de exames trará melhorias no atendimento como um todo.

“É mais um salto de qualidade absoluta no sistema de gestão da Prefeitura de Uberaba. A saúde consome mais de 300 milhões de reais, por ano, do nosso orçamento. Logo, qualquer economia que a gente consiga fazer em cima de um processo deste é extremamente significativo. Em 2017 conseguimos implantar várias melhorias na área da Saúde e agora vamos avançar ainda mais”, disse Piau.

O deputado Tony Carlos falou sobre das melhorias da saúde em Uberaba e preocupação do governo com as famílias que dependem do SUS. “Eu vejo uma administração que se preocupa com a saúde pública, com a economia e principalmente com o aproveitamento do dinheiro público”, concluiu.

O presidente da Unimed, Vítor Maluf Curi, afirmou que a Cooperativa se sente honrada em fazer parte desta parceria. “A iniciativa público privada é sem dúvida, o caminho a ser seguido em todo Brasil, com transparência, lisura, como tem sido feito pela prefeitura de Uberaba. Se a gente pode oferecer trabalho para os nossos cooperados e, ao mesmo tempo, beneficiar grande parte da população com um atendimento rápido e de qualidade, significa que estamos no caminho certo”, justificou.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar