WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/12/2017 - HR atende mais de 800 pacientes em quatro meses de operação

Quatro meses após a solenidade de inauguração, Hospital Regional José de Alencar encerra 2017 com saldo de mais de 800 pacientes e 370 internações. Atendendo pacientes desde o dia 02 de setembro, 425 atendimentos ambulatoriais foram contabilizados até o dia 28 de dezembro, envolvendo consultas, acompanhamento pós-alta, consultas de ortopedia, entre outros. O HR começou os atendimentos com 20 leitos clínicos, com outros 15 leitos clínicos, 10 leitos cirúrgicos e 10 leitos de UTI adulto liberados no final de outubro, totalizando 55 leitos na primeira etapa de implantação do hospital.


Desde que o Hospital Regional José de Alencar realizou sua primeira cirurgia em meados de novembro, 56 intervenções foram feitas, sendo 42 cirurgias ortopédicas e 14 de intercorrências dos pacientes internados. A média é de duas cirurgias por dia e o objetivo é que o número aumente para quatro intervenções diárias nos próximos meses. São quase 230 pessoas, entre equipe médica, equipe de enfermagem e outros colaboradores para atender os 55 leitos.


Superintendente do Hospital Regional, Dr. Murilo Antônio Rocha, destaca que o HR começou a receber mais pacientes principalmente após a abertura da UTI. “Porque ainda não tinha a UTI, os pacientes que vinham tinham que ser muito selecionados pela Regulação. Agora, o volume de capacidade assistencial está evoluindo de forma gradual, para podermos começar a implantação de mais leitos. Nossa meta é que o HR receba cerca de 30% de pacientes de outras cidades. Atualmente, estamos em cerca de 20% apenas”, esclarece Rocha. Das 370 internações, 307 são de munícipes de Uberaba, enquanto apenas 63 são de outras cidades.


O modelo de gestão compartilhada que foi adotado para o funcionamento do Hospital Regional é inovador, envolvendo as duas Universidades do município, a UFTM/FUNEPU e a Uniube. A gerência do Hospital Regional conta ainda com apoio e fiscalização do Conselho Gestor, composto por membros paritários, sendo: Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, no papel de representante também do Governo Federal, Conselho Municipal de Saúde, Colegiado das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria Estadual de Saúde, representada pela Superintendência Regional de Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e Universidade de Uberaba - Uniube.


Ainda buscando realizar atividades para incentivar colaboradores e pacientes, uma campanha de Higienização das Mãos aconteceu em outubro, com novembro sendo feito um mutirão de consultas em Urologia durante a campanha do Novembro Azul e a apresentação do Coral Encanto Regional em dezembro, criado para animar pacientes em datas comemorativas como o Natal.


“Tanto Uniube quanto a Funepu têm a experiência na área de gestão hospitalar e já conhecem as peculiaridades de Uberaba. Essa parceria foi fundamental para que conseguíssemos estruturar o Hospital esse ano e aguardamos com expectativa as próximas etapas”, ressalta o superintendente do HR. Lembrando que a ocupação é de forma gradativa, atendendo os 27 municípios da microrregião. Quando implantado em sua totalidade serão ofertados 151 leitos.


Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar