WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/12/2017 - Uberaba faz 1º Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) na 2ª semana de janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Controle de Zoonoses, inicia o planejamento do 1º LIRAa de 2018, na primeira semana de janeiro. Nos últimos dias foi feita a mobilização integrada de combate ao Aedes aegypti, para sensibilizar a população para as ações de prevenção e controle do vetor transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 
Com o resultado do levantamento, a ser realizado de 8 a 12 de janeiro, será possível detectar as principais áreas com focos do mosquito e assim desenvolver os mutirões de combate, explica a diretora Lara Rocha. É que no Verão, o risco de proliferação do vetor aumenta, com a oscilação de chuva e sol eclodindo os ovos.
 
O terceiro e último LIRAa de 2017  foi realizado em outubro e apurou um índice de 1,2% dos imóveis visitados na pesquisa, com focos do transmissor. O segundo tinha sido executado em março, com índice de 3% e o primeiro em janeiro, com 2,4%.
 
A mobilização integrada se deu por meio de panfletagem casa a casa, e orientações, dados aos uberabenses. A sensibilização da comunidade visou a adoção de hábitos de prevenção, contribuindo com o trabalho realizado pelos agentes de combate às endemias.
 
A cada dois meses os agentes de endemias visitam 80 mil imóveis, mas em 40% deles enfrentam dificuldades. A resistência dos moradores é um problema. Parceria com imobiliárias tem dado resultado. Outra ação são os mandados para entrar nesses locais. A diretora Lara Rocha pede a colaboração da população, inclusive acionando o Disque-Dengue, para denunciar focos, através do fone 3317-4660.
 
Alexandre Pereira – Secom

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar