WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/12/2017 - Prefeitura publica portaria que aumenta validade das receitas médicas

Receitas passarão a valer 180 dias para remédios de uso contínuo. Farmácias das UPAs atenderão apenas urgência e emergência.

Publicado no jornal oficial Porta-Voz desta quarta-feira (27) a portaria 54/2017 que dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos na rede pública de saúde de Uberaba e que aumenta o prazo de validade das receitas médicas para 180 dias. Antes, o prazo era de 90 dias. Medicamentos de controle especial não estão incluídos na mudança. O texto completo da portaria está na edição do jornal oficial Porta-Voz, no site www.uberaba.mg.gov.br.

Gabriela Vizzotto, farmacêutica responsável do Departamento de Assistência em Farmácia, destaca que o objetivo da mudança é facilitar a vida do usuário e amenizar as demandas das Unidades Básicas de Saúde com relação à troca de receitas. “Com a  validade maior, o cidadão não precisa se deslocar tantas vezes para conseguir uma receita nova, ainda mais por serem remédios de uso contínuo”, explica Gabriela. Com a alteração, a expectativa é de desafogar a demanda nas UBSs de cerca de 15 mil pessoas que buscam as unidades apenas para troca de receitas.

A farmacêutica ainda ressalta que a dispensação destes medicamentos não incluem as farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito e Parque do Mirante, que começam a funcionar a partir do dia 02 de janeiro de 2018. “Os 120 itens padronizados pelo município podem ser encontrados nas sete Farmácias Básicas que atendem a rede. As farmácias das UPAs irão atender apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência”, esclarece Gabriela.

As novas farmácias irão funcionar de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento será das 07h às 19h. Estarão disponíveis antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos. O custeio operacional das Farmácias gira em torno de R$10 mil reais por mês, com o pessoal sendo disponibilizado pela Prefeitura de Uberaba, com insumos já incluídos nas compras tanto da PMU quanto da Funepu.

De acordo com Iraci, as UPAs atendem cerca de 22 mil pessoas por mês, e A expectativa do impacto assistencial das mudanças é de cerca de 50% das 22 mil pessoas que passam pelas UPAs por mês, totalizando 13 mil pessoas que sairão das unidades com receita e medicamento na mão.

 Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar