WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/12/2017 - Mobilização de combate ao Aedes une equipes de secretarias e fundações municipais na Praça Magalhães Pinto

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, com os apoios da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsan”, Secretaria de Governo e Fundação Municipal de Esporte e Lazer promoveu uma mobilização integrada de combate ao Aedes aegypti, que acontece hoje (20) e nesta quinta (21), cujo objetivo é sensibilizar a população para as ações de prevenção e controle do vetor transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

“Esse batalhão de servidores que está aqui hoje vai correr toda a cidade, conversar com as pessoas para levar material de descarte nos ecopontos, colocar o lixo doméstico na porta de casa para o recolhimento, na hora e dia certos, ou seja, é um batalhão pela saúde. O nosso LIRAa está sob controle, não tem sinal de alerta, mas é nessa fase que temos que atuar. Temos que entender que agente de saúde somos todos nós”, frisa o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

A mobilização se dará por meio de panfletagem casa a casa, e orientações, que serão dados aos cidadãos uberabenses. A expectativa é sensibilizar a comunidade para que cada cidadão reconheça o seu papel protagonista no controle do Aedes, especialmente neste período, de outubro a maio, visto que as condições ambientais propiciam a proliferação do mosquito, devido à alta umidade e temperaturas elevadas. Após esta ação de mobilização, espera-se levar toda a população a adotar hábitos de prevenção, contribuindo com o trabalho realizado pelos agentes de combate às endemias.

Além do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias e do Departamento de Atenção Básica, a Secretaria de Saúde contará com o apoio e participação da FETI, com 251 estudantes e do projeto Todos por Uberaba (SEGOV), com 440 auxiliares da limpeza urbana na panfletagem. Haverá um estande na Praça Rui Barbosa e dois Pit Stops que serão feitos até as 12h: um nas Avenidas Elias Cruvinel e outro na Prudente de Morais. A perspectiva é atingir um terço dos imóveis de Uberaba. Portanto, ao todo, serão mais de mil servidores envolvidos nesta mobilização.

“Nós pensamos em mobilizar toda a estrutura da prefeitura, em conjunto com a  população, fazendo uma mobilização de dois dias para falar de dengue, para conversar basicamente daquilo que nos aflige nesse período de cinco meses, que é a proliferação do mosquito e a possibilidade das pessoas pegarem dengue, zika, chikungunya e a febre amarela. Vamos potencializar, por meio dessa ação, toda a cidade nesses dois dias, com informação sobre dengue, limpeza de calhas, vasos de planta, pois 80% dos focos estão dentro das residências. É trabalhar de porta em porta alcançando a população, pois o poder público tem a sua responsabilidade, seu papel, mas a comunidade unida se torna gente multiplicadora”, ressalta o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto.

Ana Paula Neves

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar