WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/12/2017 - Secretário de Saúde apresenta modelo de gestão de Uberaba em Fórum

Iraci destaca participação das universidades na saúde pública do município. Oficina sobre Saúde Mental expõe trabalho na rede de Uberaba 

Uberaba participa de 2º Fórum de Saúde Coletiva do Triângulo Mineiro no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nesta quinta-feira (14). Secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, participou da mesa de abertura e aproveitou a oportunidade para destacar o modelo de gestão atual da saúde pública de Uberaba, com grande participação das universidades. Uma oficina sobre “Saúde Mental e direitos humanos” faz parte do cronograma do Fórum foi ministrada pelo diretor de Atenção Psicossocial do município, Sérgio Henrique Marçal. 

“Nós apoiamos a participação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), uma vez que o 1º Fórum foi realizado em Uberaba ano passado. Apoiamos inclusive com a participação do Sérgio Marçal, que vai expor o trabalho da Secretaria de Saúde, nesse evento, que tem foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde regional, tanto nas políticas públicas, quanto no financiamento e nas práticas em saúde”, explica Iraci. 

O secretário de saúde de Uberaba aproveitou para destacar o modelo de gestão atual da saúde pública de Uberaba, em que as universidades têm grande participação, incluindo os cursos universitários, principalmente da área da saúde, no fortalecimento da assistência e da qualidade dos serviços prestados à população. “Estamos proporcionando aos acadêmicos e residentes a oportunidade de um aprendizado realista, conhecendo desde a estrutura administrativa da SMS até as Unidades Básicas de Saúde, trabalhando junto com os nossos profissionais na saúde da família, na saúde mental e outros programas que abrem espaços para esses acadêmicos”, acrescenta o secretário. 

Após a mesa de abertura, uma conferência foi apresentada pela Drª Lígia Bahia, com o tema: “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”, seguida de uma mesa-redonda com tema “Alterações da Política Nacional de Atenção Básica”, também ministrada pela Drª Lígia Bahia e o Me. Nilton Pereira. 

A oficina “Saúde Mental e direitos humanos”, ofertada pelo diretor de Atenção Psicossocial da SMS de Uberaba aconteceu no período da tarde, juntamente com outras 13 oficinas. “O foco do evento é saúde coletiva no SUS e a defesa do mesmo, em função das alterações que estão havendo na política e em toda a política do SUS, na Atenção Básica e também na Saúde Mental. Na oficina, vamos trabalhar a importância da saúde mental em rede pro acesso aberto, comunitário, exercício de direitos e cidadania possível apesar da doença e como isso favorece o exercício de direitos humanos e a promoção humana e da vida”, ressalta Sérgio. 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar