WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/12/2017 - Visa fiscaliza comércio ilegal de óculos de sol e armações

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, realiza na manhã desta quinta-feira (14), a partir das 9h, ação de fiscalização em comércios da área central de Uberaba que vendem óculos de sol e de grau de forma irregular. A ação é uma resposta à solicitação de representantes de óticas do município e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir sobre a venda de óculos falsificados no município.


Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcos Ribeiro, existe toda uma legislação sobre como pode ser feito o comércio de óculos e como deve ser o ambiente. “Recebemos essa solicitação dos representantes das óticas e vamos atender, pois se trata de um produto de interesse à saúde. O volume da comercialização deste tipo de produto aumenta no período do verão, com a maior incidência dos raios solares. Sem a devida procedência, esses produtos oferecem um risco à saúde das pessoas”, destaca Ribeiro. 


A oftalmologista da Unidade Regional de Saúde (URS) Boa Vista, Jussara Regina de Almeida, explica que esses itens são feitos sem padrão ótico, podendo ocasionar doenças relacionadas à idade mais rapidamente, assim como catarata e degeneração precoce dos olhos. “Os óculos de sol, por exemplo, tem que ser polarizados e com filtro UVA e UVB. A coloração das lentes também influencia, pois algumas cores absorvem mais os raios ultravioletas. Os óculos de grau podem não ter o corte correto e causar prismas na visão, o que pode ocasionar em lesões graves”, esclarece a oftalmologista. 


Além de investigar os endereços de denúncias recebidas, vão verificar os comércios vizinhos e também orientar os proprietários da possibilidade da aplicação de sansões conforme a lei. Em caso de reclamações ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone (34) 3331-2737. 


Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar