WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

11/12/2017 - PMU realiza Seminário para discutir Pacto de Ação Institucional pela Segurança Pública

Diversas autoridades que representam a força de segurança de Uberaba irão apresentar as ações preventivas em andamento e estratégias a serem implementadas.

 

Prefeitura de Uberaba, por meio do Conselho Municipal de Segurança Pública, realiza Seminário sobre segurança pública nesta segunda-feira (11) para discutir propostas visando a constituição do Pacto de Ação Institucional pela Segurança Pública. O evento será no auditório do Centro Administrativo da PMU das 08h às 12h. O evento é aberto a toda a população interessada. 


Prefeito Paulo Piau destaca que o objetivo do seminário é reunir a comunidade, contando com a presença de todas as lideranças judiciais, Ministério Público, pelotões policiais e todos que fazem parte dessa cadeia de segurança pública para ouvir a população. “Queremos ouvir a comunidade, principalmente para mostrar as ações que já se iniciaram junto ao Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa, os recursos já alcançados e também os projetos na área da prevenção que Uberaba já desenvolve”, explica o prefeito. 


O seminário conta com quatro apresentações primárias, sendo a primeira a palestra do Coronel Lupércio Peres Dalvas, que irá apresentar a série histórica dos crimes violentos em Uberaba nos últimos 5 anos e um diagnóstico sobre criminalidade violenta no município. Logo após será a vez do chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, o Delegado Geral Heli de Andrade, que falará especificamente sobre a Polícia Judiciária e o processo de combate aos crimes correlatos com furtos e roubos de veículos na cidade. A terceira apresentação será do Secretário do Conselho Municipal de Segurança Pública, capitão Roberto Alves de Oliveira, sobre os projetos do município relacionados com a segurança pública. Por fim, a secretária de Educação, Silvana Elias, falará sobre os projetos e as bases de prevenção a criminalidade no município de Uberaba. 


O secretário do Conselho Municipal de Segurança Pública destaca que o seminário é o momento em que a comunidade pode fazer uma série de perguntas, questionamentos. “Segurança pública, constitucionalmente, é responsabilidade da União e dos Estados, mas considerando que a população compreende o município como o ente da Federação mais próximo dele, nada mais justo que o chefe do poder Executivo Municipal entre em todo esse processo e ofereça uma mudança de cultura em que ele seja um agregador, um ponto de referência e convergência de esforços”, esclarece capitão Roberto. 


O Pacto de Ação Institucional pela Segurança Pública é uma abertura para uma participação mais efetiva nas questões de segurança pública, onde o poder público municipal estabelece as políticas. “Ele se envolve com as autoridades da esfera estadual, da esfera federal, faz uma série de busca de recursos. É uma forma de contribuir com os outros entes da federação, com o estado propriamente dito”, complementa capitão Roberto.  


Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar