WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

05/12/2017 - Terminal Oeste será cenário de simulado prático de Primeiros Socorros

Motoristas, agentes de transporte e fiscais do Transporte Coletivo de Uberaba passarão por um simulado prático de Primeiros Socorros no dia 7 de dezembro, às 9h e às 16h, no Terminal Oeste. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Superintendência de Transporte Público, em parceria com o Sest/Senat e a Viação Piracicabana.

O objetivo da simulação, que já está sendo planejada pela equipe ao longo dos últimos meses, é observar na prática dos primeiros socorros se os profissionais realmente estão preparados para dar primeiro atendimento à uma vítima usuária do transporte público. É importante destacar que todo condutor de Veículos Especializado no Transporte Coletivo de Passageiros já possui, obrigatoriamente, um treinamento que inclui as Noções de Primeiros Socorros.

Durante o simulado prático, a equipe terá cinco cenários com a utilização de bonecos para massagem cardiorrespiratória. Serão observados todos os procedimentos, como avaliação, isolamento ou sinalização do local, acionamento, verificação da vítima e o atendimento. Durante a prática, também será observada a verificação do nível de consciência, a respiração e a pulsação da vítima.

O superintendente de Transporte Público, Claudinei Donizete Nunes, explica que incidentes de usuários que passam mal dentro dos terminais e dos ônibus são mais recorrentes do que as pessoas imaginam. “Isso acontece todos os dias no transporte público, é muito comum. Por isso é importante sempre estarmos atentos à atualização dos nossos profissionais”.

De acordo com o Sest Senat, a segurança no trânsito é um tema recorrente citado no Brasil. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um total de 168.593 acidentes foram registrados em 2016, repercutindo em 1000.396 pessoas feridas e 8.227 óbitos. Tais dados são alarmantes e retificam a necessidade de treinamentos eficazes, que permitam ao motorista profissional desenvolver as competências necessárias ao bom desempenho da profissão.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar