WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/11/2017 - II Seminário Intersetorial de políticas sobre Drogas encerra ciclo do Projeto Redes da SENAD/FIOCRUZ em Uberaba

Plano para 2018 é reconstruir política municipal e expandir projeto piloto no Residencial 2000 para toda a cidade
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, realiza “II Seminário Intersetorial de políticas Sobre Drogas: Integralidade, Intersetorialidade e cuidado compartilhado”, nesta quinta-feira (30), das 08h às 17h, no Anfiteatro do Centro Administrativo da PMU. O evento finaliza o Ciclo do Projeto Redes em Uberaba, que aderiu ao Projeto Redes da SENAD/FIOCRUZ em julho de 2015 e iniciou o trabalho junto às diferentes políticas públicas em março de 2016.
 
A abertura do evento, às 8h30, contará com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social, Educação, Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Fundação de Esporte e Lazer (Funel), o coordenador Estadual e a articuladora local do Projeto Redes. Após a abertura, às 9h, Cristiane Moema Alves Sampaio Prado, psicóloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e diretora do CAPS AD Manguinhos – RJ ministra a palestra Abertura “Os desafios no Cuidado em Rede para Usuários de Álcool e Outras Drogas”.
 
A palestra da tarde, “Os Desafios do Trabalho Intersetorial e da Promoção de cidadania de pessoas que fazem uso problemático de drogas”, será ministrada por Tammy Angelina Mendonça Claret, socióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sub-secretária de Assistência Social de Juiz de Fora – MG. Após a palestra, será realizada Roda de Conversa para instituir o Fórum Permanente de Discussão dos Trabalhadores que atuam junto a pessoas que fazem uso problemático de drogas.
 
Sérgio Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS, explica que durante a roda será feita a leitura da minuta do decreto que será publicado para formalizar a criação do Fórum, que terá reuniões fixas mensais, com representantes das secretarias envolvidas para a discussão das ações de 2018. “O objetivo do Fórum será construir as ações no campo da política de prevenção e cuidados sobre drogas, bem como fazer a reconstrução e relançamento da Política Municipal Sobre Drogas. Atualmente, não existe um olhar sobre todos os campos de atendimento e prevenção, apenas focando em tratamento. O que nós trabalhamos no último ano foi trabalhar a diminuição da vulnerabilidade social, inserido a pessoa no exercício dos seus direitos, além da saúde”, destaca.
 
Entre as ações que foram iniciadas a partir das provocações do Projeto, rodas de conversa discutiram as construções realizadas e reforçaram conceitos para a descriminalização da pessoa que faz uso de drogas e visão integral de seus direitos enquanto sujeito de direitos constitucionais.
 
“Este ano também trabalhamos a capacitação dos trabalhadores envolvidos na Câmara Técnica entre julho e setembro, e na sequência, entre setembro a novembro deste ano, o mesmo grupo foi beneficiado com supervisão para construção do Projeto Piloto de intervenção no bairro Residencial 2000”, complementa Marçal.
 
O foco do Projeto Piloto foi a ação integrada de políticas públicas para diminuir o uso problemático de drogas, violência e vulnerabilidades em geral, possível a partir da oferta organizada e sistematizada de serviços públicos. A intenção para 2018, é que o projeto do Residencial 2000 seja ampliado como modelo a outros territórios do Município.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar