WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/11/2017 - PMU realiza ações em celebração ao Dia Mundial da Luta contra AIDS

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização e testagem rápida para o HIV em diferentes pontos da cidade na semana do Dia Mundial da Luta contra AIDS. Celebrado no dia 1º de dezembro, a data foi escolhida por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.
 
As ações de testagem rápida serão realizadas em três dias: segunda-feira, dia 27 de novembro, no CTA, de 08h às 16 h; dia 29 em frente a Ubervel, na Avenida Marcus Chérem, das 18h às 23 h; e no dia 01º de dezembro, na praça Rui Barbosa, de 08h às 16h.
 
Maria Clara de Vasconcelos Afonso, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais destaca que é importante identificar a doença logo, pois quanto mais cedo o tratamento iniciar, mais rápido o vírus será inibido. “A única maneira de prevenir mesmo é o preservativo. No entanto, vemos com preocupação o número crescente de resultados positivos das infecções sexualmente transmissíveis, principalmente HIV e sífilis em adolescentes”, explica Maria Clara. Em média, o CTA realiza de 30 a 40 exames por dia, totalizando cerca de 600 testes por mês.
 
“O importante é fazer o teste, ainda mais se a pessoa já passou por situação de risco, que é o sexo sem preservativo, independente do parceiro. Mesmo sendo um parceiro fixo, a pessoa não tem como saber com quantas pessoas o outro esteve antes e ainda temos muitas pessoas que não sabem que são portadoras”, reforça Maria Clara.
 
Além das ações destes dias, a pessoa que suspeita ser portador do vírus HIV pode procurar o CTA, na Rua Marechal Deodoro nº 166.  A unidade também disponibiliza testagem para a Sífilis e Hepatites B e C, além de atender gestantes da rede pública para realizar todos os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê.
 
O CTA funciona de segunda a sexta-feira para coleta de exames das 07h30 às 10h30, e toda quarta-feira também das 17h às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar